Marília discute implantação do sinal 5G
Os servidores do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura Municipal de Marília vão fazer uma reunião interna nesta próxima sexta-feira (26) para discutir o projeto para a implantação da tecnologia 5G na cidade.
De acordo com a Prefeitura, o estudo para a implantação é feito de forma paralela por duas secretarias: de Tecnologia da Informação e de Planejamento Urbano, uma vez que há muitos pontos a serem definidos, inclusive, os locais de instalação das antenas e questões técnicas.
Para a ampliação das antenas, os municípios precisam estar adequados em relação à legislação. Em Marília, o tema foi regulamentado em lei de 2006 – há 15 anos.
A matéria que dispõe sobre a instalação de antenas transmissoras de rádio, televisão, telefonia celular, telecomunicações em geral e outras antenas transmissoras de radiação eletromagnética no município é de autoria do ex-vereador Valter Cavina.
A lei permite que antenas sejam instaladas em edifícios, nas zonas residenciais de altas concentrações demográficas e estabelece os parâmetros de radiação eletromagnética.
CAPITAIS
A tecnologia 5G começou a ser implantada no país em julho. A primeira capital a receber o sinal foi Brasília. Atualmente, doze capitais já contam com o sinal: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. A instalação oferece velocidade média até dez vezes superior ao sinal 4G e tem menor atraso na transmissão de dados.