Município tem queda na temperatura após bater 35°C
Depois de registrar mais de 35ºC nesta quarta-feira (25) – a maior temperatura do ano e em pleno inverno -, Marília passa por uma pequena queda nos termômetros e tem previsão de chuva para o fim de semana.
Os dados sobre o dia mais quente do ano são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) e a previsão é do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru.
Algumas regiões de Marília chegaram a ter chuviscos na noite desta quinta-feira (26), como constatado pela reportagem.
A quantidade de água que caiu, contudo, ainda não foi suficiente para aliviar a intensa estiagem, que tem influenciado o severo quadro de queimadas.
Os equipamentos da Somar Meteorologia, por exemplo, sequer chegaram a registrar a precipitação da noite passada.
O número de grandes incêndios em vegetação, como mostrou o Marília Notícia, está três vezes maior neste mês que o mesmo período do ano passado.
Para piorar, as precipitações para o fim de semana, ao menos no município, também não devem ser tão intensas, segundo o IPMet.
Entretanto, não há consenso. O INMet, por exemplo, emitiu um alerta com risco de tempestade para uma região que inclui Marília. Não são raros os casos de chuvas extremamente fortes neste período do ano na cidade, principalmente após longa estiagem.
PREVISÃO
O meteorologista José Carlos Figueiredo, do IPMet, explica que, entre esta sexta-feira (27) e sábado (28), uma “frente fria atinge o Estado de São Paulo, com chuvas e trovoadas isoladas. Temperaturas em ligeiro declínio”.
Já no domingo (29), segundo o especialista, a “frente fria se afasta do Estado, mas o tempo continua instável, com nebulosidade e chuvas com trovoadas isoladas em algumas regiões paulistas, devido à formação de um centro de baixa pressão entre o litoral do Paraná e Sul de São Paulo. Temperaturas continuam com leve declínio”.
A partir de hoje, as temperaturas mínimas devem passar a oscilar entre 18ºC e 16ºC e as máximas entre 27ºC e 31ºC no fim de semana, chegando até 33ºC no decorrer da próxima.