Marília tem projeto para retorno do Centro POP
A Prefeitura de Marília já projeta o retorno das atividades no Centro POP, serviço especializado para atender pessoas em situação de rua, que está temporariamente fora de funcionamento. A retomada do atendimento na cidade, que ainda não tem data marcada para acontecer, foi anunciada pelo secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wilson Alves Damasceno.
Durante participação no podcast MN Entrevista, Damasceno contou que Marília possui atualmente cerca de mil pessoas em situação de rua. O secretário destaca que a intenção é fazer um diagnóstico de todas essas pessoas, para entender quais são os motivos que fizeram com que fossem morar nas ruas.
“Nossa intenção é fazer um cadastro e identificar quem é quem na rua. Quem tem esquizofrenia, quem tem dependência química ou quem está lá para trazer recurso para dentro de casa. Queremos buscar as famílias e ter a possibilidade de capacitar os filhos, para que possam mudar essa realidade. São ações que estão sendo preparadas”, conta o secretário.
Damasceno diz que hoje Marília conta com a Casa Cidadã, que permite a pernoite por três dias, mas revelou que já existe um projeto para retomada do Centro POP, que está temporariamente desativado.
“Ele estava instalado na avenida Brasil e teve uma demolição de barracões da antiga Fepasa. O proprietário comprou e veio demolindo. Corria um risco e tivemos que parar com o trabalho, mas agora estamos com projeto de uma parceria para retomada do Centro POP. Ainda não posso passar detalhes”, explica Damasceno ao MN Entrevista.
O secretário diz que o objetivo é fazer o acolhimento, ofertar atividade esportiva e até mesmo oferecer capacitação técnica para quem quer buscar uma renda e sair da rua.
O Centro POP deve representar um espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. A iniciativa funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas.
Deve ainda promover o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação. O endereço do Centro Pop pode ser usado como referência do usuário.