MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 09 jan. 2021

Marília tem nota máxima como ‘município sustentável’ em ranking

por Carlos Rodrigues

Estação de tratamento de esgoto (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Conclusão das estações para tratamento de esgoto, melhora na gestão do lixo doméstico, iluminação de LED, incentivo a boas práticas e exigência de certificação para fornecedores, entre outas ações, colocaram Marília entre os municípios mais sustentáveis do Estado.

A cidade conquistou nota 10 como ‘município sustentável’, um dos principais quesitos no programa Município Verde Azul, que acompanha e classifica as localidades no território paulista, pela responsabilidade socioambiental.

No ranking geral, foi o melhor resultado de Marília desde que o programa foi instituído. Na diretiva ‘município sustentável’, a cidade teve seu melhor desempenho. A nota 10 reflete diretamente ações da administração pública.

A premiação ocorreu no mês de dezembro e valorizou ações governamentais, como licitações que contemplem compras e construções sustentáveis, bem como criação de Leis e capacitações que abordam o tema, assim como a ampla divulgação da educação ambiental.

Energia e alimentos

O uso da tecnologia em lâmpadas LED na iluminação pública e semáforos, incentivos às boas práticas sustentáveis na produção agrícola, habitação e energia, foram itens que favoreceram a avaliação de Marília.

Boa práticas colocaram Marília entre os municípios mais sustentáveis do Estado (Foto: Divulgação)

Também foram observados aspectos como cuidados com compras de insumos e alimentos que tenham origem sustentável com certificações comprobatórias.

Obras públicas

A compra de madeiras que tenham origem legal – com comprovação dessa origem através do Cadmadeira, por exemplo – passou a ser exigência em todos os editais publicados no município.

Intenção da gestão Daniel Alonso é não permitir que madeiras ilegais entrem na cidade, principalmente para obras públicas, custeadas pelos próprios contribuintes.

Leis que contemplaram a sustentabilidade também colaboraram para a pontuação no ranking, como, por exemplo, a Lei nº 8.628/2020, que dispõe sobre a adoção de práticas e métodos sustentáveis na construção civil executadas pela administração pública, direta ou terceirizada.

Ecoponto da zona Sul, o primeiro de quatro unidades anunciadas (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Assim, todas as obras realizadas pela Prefeitura, sejam novas construções ou reformas, deverão apresentar itens que promovam a sustentabilidade, através da redução no consumo de água, energia e comprovação da origem legal dos materiais utilizados.

A legislação também estabelece reuso e reciclagem dos resíduos gerados e disposição final dos rejeitos, além da permeabilização do solo e plantio de árvores.

Limpeza urbana e esgoto

O secretário de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, destaca que os objetivos foram traçados desde o primeiro dia da administração Daniel Alonso. Para os próximos anos, a expectativa é melhorar ainda mais.

Parte da frota adquirida para limpeza da cidade e melhoria dos serviços públicos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

“Saímos do fundo do poço, com toneladas de lixo nas ruas, e hoje a cidade é a número um em sustentabilidade. Isso demonstra que estamos no caminho correto e nos motiva a melhorar ainda mais a qualidade ambiental em nosso município”, afirmou o secretário.

Alonso lembra que foram diversas ações realizadas ao longo dos quatro anos e estes trabalhos resultaram na classificação em sustentabilidade.

“Fizemos um trabalho que sempre priorizou as questões ambientais. Realizamos a construção de três estações de tratamento de esgoto, colocando Marília no pequeno e seleto grupo de cidades do país que realizam 100% do tratamento do esgoto coletado”, destacou o prefeito.

Iluminação de LED, mais eficiência energética (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Daniel mencionou ainda o Ecoponto da zona Sul, que permite receber e dar destinação ambientalmente correta a cada tipo de material descartado. “Vamos construir mais três unidades para contemplar as zonas Norte, Leste e Oeste, agora em 2021”, anunciou.

O problema do lixo também foi mencionado pelo chefe do Executivo “Antes deixado nas portas das casas, e hoje, coletado com frota renovada e conduzidos de forma ambientalmente correta, em plataforma licenciada pela Cetesb”, disse Daniel.

O prefeito comentou ainda os períodos da gestão. “Nos primeiros quatro anos, corrigimos todas as omissões e abandonos de governos anteriores. Agora, nos próximos quatro anos colocaremos Marília no lugar em que sempre mereceu estar, modelo em sustentabilidade”, prometeu o chefe do Executivo.

A classificação final de Marília no Programa Município Verde Azul está em análise pela Coordenaria do Programa. As notas da diretiva “Gestão das Águas” ainda não foram lançadas, e, consequentemente, devem elevar a classificação geral do município no ciclo 2019/2020.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Morre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília
  • 2
    Escola estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesse
  • 3
    Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM
  • 4
    Dise prende jovem por tráfico e apreende quase 800 porções de drogas na zona norte

Escolhas do editor

FERROVIAS
Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôsPátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
Carnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principaisCarnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principais
Carnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principais
HABITAÇÃO
Marília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulistaMarília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulista
Marília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulista
SERVIÇO PÚBLICO
Prefeitura de Quintana antecipa pagamento do 13º salário dos servidoresPrefeitura de Quintana antecipa pagamento do 13º salário dos servidores
Prefeitura de Quintana antecipa pagamento do 13º salário dos servidores

Últimas notícias

Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região
Arrombamento em loja e furto de eletrônicos levam homem à prisão
Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
Homem é preso após roubo frustrado de motocicleta na zona leste

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie