Marília tem mês com menos mortes por Covid desde julho de 2020
Com o avanço da vacinação, Marília registrou oito mortes por Covid-19 no mês de novembro, que se encerrou nesta terça-feira (30), o equivalente a uma vítima a cada três dias aproximadamente. Em outubro, foram 21 vidas perdidas – mais do que o dobro.
A quantidade de óbitos pelo coronavírus verificada no mês passado é a menor desde julho de 2020, quando se contabilizou sete vítimas da doença no município.
Levantamento feito pelo Marília Notícia, junto aos boletins oficiais da Prefeitura, mostra que o número de vítimas na cidade voltou, de fato, ao patamar do começo da pandemia.
Até dezembro do ano passado, Marília não havia ultrapassado o total de 20 mortes por mês. A quantidade de óbitos começou a subir nos primeiros meses de 2021, atingindo o pico de 168 vidas marilienses perdidas para a Covid-19 em abril deste ano – quase seis óbitos por dia, em média.
Os três meses até junho foram os mais mortais. Mas desde então, vieram quedas significativas até o patamar atual.
PERFIL
O perfil das vítimas da Covid-19 variou conforme a evolução da pandemia em Marília – de acordo com a chegada de novas variantes por um lado e do início da vacinação nos diferentes grupos etários, por outro.
Dos oito marilienses que morreram com o coronavírus em novembro, todos possuíam doença cardiovascular crônica, com idade média de 79,5 anos.
Seis tinham diabetes, três foram diagnosticados com doenças respiratórias (como asmas e pneumopatia crônica) e um possuía doença neurológica crônica.
Entre as vítimas, eram seis homens e duas mulheres – ou seja, 75% do sexo masculino.