Lojas funcionam com ‘meia porta’ na fase vermelha
A fase vermelha do Plano São Paulo voltou a vigorar em Marília nesta segunda-feira (1º), mas isso não impediu a região central da cidade de registrar movimento já nas primeiras horas da manhã.
Assim como em dias de atendimento normal, vagas para estacionar na rua eram muito disputadas. Havia fila nas portas de bancos e até mesmo de farmácias.
A reportagem do Marília Notícia constatou muitas lojas fechadas, mas também existiam inúmeras outras funcionando com ‘meia porta’.
Do mesmo modo como em que outros momentos de fase vermelha na região, diversas empresas locais voltaram a atender na modalidade delivery ou drive thru. Cartazes fixados na frente delas indicava aos clientes o contato.
Mas também existiam lojas classificadas como não essenciais pelo Estado fazendo atendimento presencial, ainda que de forma individual – o que é vedado pelas regras estaduais na fase mais restritiva do Plano SP.
Grande parte das pessoas que circulavam eram nitidamente funcionários dos estabelecimentos localizados na região central.
Também havia fluxo reduzido de clientes em busca de algumas empresas em atendimento, além de desinformados que deram de cara com portas fechadas. Um ou outro sem máscara também circulava pelas vias públicas.
Reclassificação
Na última sexta-feira (26) o MN mostrou que a região foi reclassificada para a fase vermelha após ter ficado por três semanas na fase laranja.
A ocupação regional de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para pacientes com Covid-19, voltou a aumentar recentemente, após ter registrado alívio momentâneo.
“Vemos a região de Marília e a região de Ribeirão Preto chegando a uma taxa de ocupação de leitos de cerca de 80% em ambos os casos. Com isso, ambas as regiões estão passando para a fase vermelha do Plano São Paulo”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen.
Há um mês, a cidade de Marília, especificamente, não atingia o patamar de 100% de ocupação de leitos de UTI do SUS, exclusivos para Covid-19.
O preocupante índice foi atingido na noite desta sexta-feira, segundo o secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto.
Além de Marília e Ribeirão Preto, permanecem na fase vermelha as regiões de Araraquara, Barretos, Bauru e Presidente Prudente.
Campinas, Grande São Paulo, Registro e Sorocaba regrediram para a fase laranja, que também abrange Franca, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista e Taubaté.