MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 24 mar. 2021

Marília tem fila por UTI Covid e mortes durante a espera

por Leonardo Moreno

Família de Aparecido Barbosa de Farias aguarda vaga de UTI para ele desde domingo (Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

A família de Aparecido Barbosa de Farias, de 58 anos, aguarda desde o último domingo (21) por uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele está há três dias intubado, com Covid-19, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte de Marília.

“Não sabemos o que fazer”, afirmou ao Marília Notícia, com muita dificuldade para falar, a esposa dele, Neuza Cecília de Souza, de 59 anos. Ela está sob suspeita da doença, assim como outros familiares.

A situação de Aparecido, infelizmente, começa a ser tornar cada vez mais recorrente em Marília, que já vive o temido colapso no sistema de saúde. O quadro local ainda pode piorar muito – e rapidamente.

Com a lotação total de UTIs públicas exclusivas para pacientes com o novo coronavírus, pacientes já estão morrendo antes mesmo de chegar nos leitos de terapia intensiva.

(Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

Nesta terça-feira (23) houve recorde de mortes anunciadas em um único dia na cidade. Dos oito óbitos confirmados, três envolveram pacientes que estavam ou na UPA da zona Norte ou no Pronto Atendimento da zona Sul (PA Sul).

Serviços da rede básica de saúde estão abarrotados de pacientes com sintomas provocados pelo coronavírus.

Os leitos clínicos para Covid-19 na rede pública estão com lotação acima de 95%. A realidade não é diferente no sistema privado de saúde.

(Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

A fila de espera por um leito na cidade não para de crescer. A reportagem solicitou ao município os números exatos de pessoas aguardando por uma vaga na UTI Covid-19, mas ainda não houve retorno.

De acordo com a assessoria de imprensa da UPA, atualmente são 19 internados, sendo que oito pacientes mais graves aguardam transferência para UTI e 11 esperam por leitos clínicos.

Aqueles que esperam por UTI estão com sedação e foram submetidos ao uso de respiradores, mas não se trata do mesmo tipo de equipamento disponível em leitos de terapia intensiva. A UPA não possui leitos de UTI.

(Imagem: Divulgação)

No último final de semana mais dois pacientes acabaram transferidos de Marília para UTIs em hospitais da região. Eles só conseguiram vagas após a intubação e mesmo assim foram horas até fossem confirmadas as transferências.

Um desses pacientes, de 64 anos, sem doenças pré-existentes, esperou três dias por um leito em terapia intensiva. Ele foi levado para Paraguaçu Paulista (distante 79 quilômetros de Marília).

Até agora, oito pacientes de Marília conseguiram transferência para internação em UTI de outros municípios. O problema é que a região está com mais de 95% dos leitos de UTI Covid-19 ocupados.

(Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Morador de Marília morre afogado durante travessia de represa no Paraná
  • 2
    Mulheres que morreram após colisão frontal em Herculândia são sepultadas
  • 3
    Corpo de Bombeiros captura onça-parda em árvore de empresa em Marília
  • 4
    Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara

Escolhas do editor

4 DE ABRIL
Marília inicia organização do desfile de aniversário da cidadeMarília inicia organização do desfile de aniversário da cidade
Marília inicia organização do desfile de aniversário da cidade
TRISTEZA
Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em UbirajaraCorpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
SAÚDE
Paciente de 22 anos recupera audição após cirurgia na Santa CasaPaciente de 22 anos recupera audição após cirurgia na Santa Casa
Paciente de 22 anos recupera audição após cirurgia na Santa Casa
MÊS DA MULHER
Marília amplia presença feminina em poderes locaisMarília amplia presença feminina em poderes locais
Marília amplia presença feminina em poderes locais

Últimas notícias

Marília inicia organização do desfile de aniversário da cidade
Pagamento do IPTU em Tupã é prorrogado e desconto é mantido
Campanha Março Lilás amplia prevenção ao câncer de colo do útero em Tupã
Tupã inicia censo canino com coleta de sangue para detectar leishmaniose

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie