Marília tem dois hospitais com ocupação total de leitos UTI Covid
Pressionada na atenção básica, a saúde em Marília entrou em alerta em relação aos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) específicos para tratar pacientes com Covid-19 na cidade. Dos 25 leitos instalados em três hospitais, 15 estavam ocupados nesta quarta-feira (12).
Os dois hospitais referências para moradores na cidade – Hospital Beneficente Unimar (HBU) e Santa Casa – estavam com 100% de ocupação.
Já o Hospital das Clínicas (HC/Famema), que está focado na demanda regional, tinha metade dos leitos disponíveis (veja tabela).
ESTICA E PUXA
É a maior taxa dos últimos meses, mas não o maior número de pessoas internadas simultaneamente com coronavírus. Isso porque houve recente redução das vagas, o que automaticamente, afeta o percentual de ocupação.
Há pouco mais de duas semanas – 27 de dezembro –, a cidade tinha 50 leitos exclusivos para pessoas com Covid-19, mas apenas 12 estavam ocupados.
Agora são apenas três pacientes a mais, porém o número de vagas ofertadas caiu pela metade.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a pactuação que decidiu pela desmobilização já previa eventual ampliação, em caso de necessidade.
O boletim desta quarta-feira (12) foi divulgado sem nota complementar sobre manutenção ou eventual ampliação da estrutura alocada especificamente para tratar casos de Covid-19.
Siga nossas redes sociais:
Facebook/Instagram: @marilianoticia
WhatsApp: Clique aqui!
Telegram: Clique aqui!