Marília tem Dia D da vacinação contra a pólio neste sábado
Neste sábado (8), todas as todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de Marília estarão abertas das 8h às 17h para o Dia D da vacinação contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil. Apenas os postos dos distritos de Rosália, Santa Helena, Dirceu, Avencas e Amadeu Amaral vão permanecer fechados na data.
A imunização somente será feita em crianças de até cinco anos de idade, que devem ser vacinadas em qualquer uma das unidades de Saúde. O objetivo é continuar contribuindo contra a doença que, desde 1989, não acomete no Brasil.
São dois tipos de doses disponíveis, a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) para crianças aos dois, quatro e seis meses de vida e o reforço com a Vacina Oral Poliomielite (VOP) para menores de cinco anos.
ATUALIZAÇÃO
Diante da baixa cobertura vacinal nesta campanha, 6,77% do público-alvo formado por 11.524 crianças, a Secretaria Municipal da Saúde tem o objetivo de intensificar a imunização.
Por essa razão, além do Dia D, a Prefeitura de Marília estende a campanha de vacinação em todas as unidades de saúde até o dia 14 de junho, das 8h às 17h – data final que os pais têm para atualizarem as carteirinhas de seus filhos.
Por isso, as equipes da Secretaria Municipal da Saúde vão levar a campanha de vacinação para as Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis) durante as festas juninas.
CRONOGRAMA
Dia 7 de junho (sexta-feira)
Emei Roda Pião – 18h30 às 21h30
Emei Antônio Garcia Egea – 18h30 às 21h30
Dia 8 de junho (sábado)
Em parceria com o Procon tem vacinação no supermercado Kawakami da zona sul, das 9h às 12h
Emei Sítio do Pica Pau Amarelo – 13h às 18h
Emei Favo de Mel – 12h às 17h
Emei Nossa Senhora da Glória – 13h30 às 18h
Lar da Criança – 13h30 às 17h
A poliomielite (pólio ou paralisia infantil, como também é conhecida) é uma doença contagiosa causada por um vírus chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos, podendo acarretar paralisia irreversível nos membros inferiores, em casos mais graves.
O último registro da doença no Brasil foi em 1989 e, graças à vacinação, não houve casos até então. A vacinação é importante para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no país, principalmente, após a notificação, em 2023, de um caso da doença em uma criança no Peru, país que faz fronteira com o Brasil.
Vale ressaltar que a Prefeitura de Marília aderiu à Campanha Nacional de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite, promovida pelo Ministério da Saúde. A imunização é para crianças menores de cinco anos de idade e a multivacinação para atualização da caderneta para menores de 15 anos de idade.