Marília tem corrida nas farmácias em busca de autotestes
Nas últimas 24h, as farmácias de Marília têm registrado uma verdadeira corrida em busca de autotestes de detecção da Covid-19. Nesta terça-feira (24), o produto chegou a se esgotar em alguns estabelecimentos.
O item estava parado nas prateleira até a semana passada. Mas a crescente onda de casos respiratórios – causados principalmente pelas baixas temperaturas – fez com que o cenário mudasse drasticamente. Em menos de menos de uma semana, também foram anotados mais 522 exames positivos só para a Covid-19.
Em uma farmácia do Centro da cidade, os autotestes da Covid se esgotaram de uma só vez nesta segunda (23). Os 37 itens em estoque foram todos vendidos e a procura continua. Uma nova remessa deve chegar hoje à unidade da Sampaio Vidal. Apenas as lojas da avenida Rio Branco e da Santa Casa ainda tinham o produto.
Em um estabelecimento da avenida Tiradentes, o produto ainda estava disponível, mas no fim. “Desde o fim de semana começou a ter grande procura, de cerca de 30 autotestes por dia”, afirma o atendente Edson Canelada.
Em outra drogaria, que também realiza o exame por antígeno, a procura pelo autoteste apresentou um salto desde segunda. “Foram 60 testes só na data e a procura continua alta nesta terça”, afirma Valdeir Françoso. Já os testes dentro da farmácia, que são notificados, o atendente confirma que tem crescido o número de positivos.
Importante destacar que o autoteste, por si só, não é considerado diagnóstico da Covid-19, o que pode, inclusive, gerar subnotificação de casos.
A orientação é que a pessoa que testar positivo neste tipo de exame procure também uma unidade de saúde, onde o médico vai poder avaliar o paciente e a necessidade de um exame de notificação compulsória. Se o profissional considerar o resultado válido, pode proceder com o registro do caso. Do contrário, deve solicitar um novo teste.
O boletim epidemiológico divulgado ontem contabilizava 53.558 casos confirmados da Covid em Marília, 522 testes positivos a mais que na última quinta-feira (19). Cidade soma três pacientes internados com a doença e 1.079 óbito.