MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 20 jan. 2021

Marília tem cerca de 10 mil profissionais de saúde que esperam a vacina

por Carlos Rodrigues

Claudineia Aleixo, enfermeira obstétrica, frequenta hospitais e residências diariamente para atender pacientes (Foto: Divulgação/Babi Borba)

A chegada em Marília de doses do primeiro lote da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac e o Instituto Butantan, traz a expectativa da imunização de cerca de 10 mil pessoas na cidade. São necessárias 20 mil doses para completar o esquema vacinal preconizado.

O contingente é formado pelos profissionais de saúde que estão entre os mais expostos à contaminação pelo coronavírus.

Eles estão nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), serviços de urgência – incluindo UPA, PA Sul e Samu – mas também nas maternidades, ambulatórios de especialidades, laboratórios, centros de diagnóstico por imagem, consultórios médicos, entre outros.

Somente na Santa Casa de Marília, são cerca de 1,2 mil profissionais. O Hospital Beneficente Unimar (HBU) conta com 925 colaboradores. A Atenção Primária, com a rede de postos de saúde do município, emprega cerca de 1 mil trabalhadores.

Segundo dados do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP), o Brasil teve 519 profissionais da área mortos por complicações da Covid-19. O Conselho Federal de Medicina (CFM) apontou a perda de 465 médicos.

Profissional de saúde do HC de Marília recebe Coronavac; ainda há dúvidas sobre a abrangência da campanha (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)

“O Brasil é o País do mundo com maior número de mortes, dentro da nossa classe profissional. Tivemos uma reunião na semana passada para pedir ao Governo do Estado que mantenha os esforços para que a vacina chegue a todos os trabalhadores da Saúde”, disse o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos.

A enfermeira obstétrica Claudineia Aleixo é profissional liberal. Ela acompanha mulheres no período gestacional, parto e puerpério. Praticamente todos os dias, está com as clientes em hospitais.

“Precisamos muito da vacina. É uma questão de amor à vida e respeito ao próximo. Não se sabe quem está ou não com o coronavírus, devido ao grande número de casos assintomáticos. Esperamos que essa campanha de vacinação não pare”, disse Claudineia.

Governador João Doria aposta em segundo lote da Coronavac, que deve ter aval da Anvisa, para distribuição (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)

A reportagem do Marília Notícia questionou a Secretaria de Estado da Saúde sobre a logística e previsão para a chegada de mais doses no município, mas não teve resposta objetiva.

O secretário municipal da Saúde em Marília, Cássio Luiz Pinto, reforçou que o Plano Municipal de Imunização já está pronto, mas que o município depende do imunobiológico.

A Prefeitura espera que a vacinação dos profissionais de saúde vinculados a hospitais ocorra nos próprios locais de trabalho. Nenhum planejamento específico foi divulgado para os demais. “Primeiro temos que ter a vacina”, resumiu Cássio.

Coronavac, alvo de polêmica entre Doria e Bolsonaro, é atualmente a única vacina disponível no Brasil (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)

O município estuda utilizar o ginásio da avenida Santo Antônio para algumas das etapas da imunização, o que pode contemplar parte dos trabalhadores da saúde e também as pessoas acima de 75 anos, que teriam prioridade entre os idosos.

Sobre a disponibilidade de vacina, em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informa que “até a próxima sexta-feira (22) deverá concluir o envio dos quantitativos de doses a todos os municípios do Estado de São Paulo”.

Segundo a pasta “o envio tem se baseado em critérios logísticos a fim de qualificar a distribuição”.

A Secretaria garantiu ainda que “seguirá divulgando diariamente os próximos destinos, bem como seus quantitativos, dando transparência aos estoques previstos para cada local”.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM
  • 2
    Morre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília
  • 3
    Escola estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesse
  • 4
    Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs

Escolhas do editor

FERROVIAS
Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôsPátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
Carnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principaisCarnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principais
Carnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principais
HABITAÇÃO
Marília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulistaMarília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulista
Marília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulista
SERVIÇO PÚBLICO
Prefeitura de Quintana antecipa pagamento do 13º salário dos servidoresPrefeitura de Quintana antecipa pagamento do 13º salário dos servidores
Prefeitura de Quintana antecipa pagamento do 13º salário dos servidores

Últimas notícias

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores
Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue
Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região
Arrombamento em loja e furto de eletrônicos levam homem à prisão

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie