Marília tem a temperatura mais alta dos últimos três anos
Desde 2019 Marília não registrava temperaturas tão altas para um mês de janeiro, na casa dos 35 graus, como no início desta semana. Conforme mostrou o Marília Notícia, o clima extremo teve duração de três dias, mas o calorão deve acabar com a chegada de uma frente fria nesta quarta-feira (26).
O histórico de 20 anos do Agritempo, sistema da Rede Nacional de Agrometeorologia (RNA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, aponta que em 2019 os dias 13, 14 e 20 de janeiro também registraram em Marília temperatura à beira dos 36°.
O recorde para o primeiro mês do ano, nas últimas duas décadas, é para a onda de calor de 2015, quando os termômetros marcaram 37° na cidade.
Porém, embora 2022 não tenha recorde de temperatura em janeiro, o que chamou a atenção de muita gente foram as altas temperaturas no início da noite e durante a madrugada. Nesta segunda-feira (24), já passava das 18h e os termômetros ainda marcavam 33 graus em Marília.
TENDÊNCIA
Conforme previsão do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru, a partir desta quarta-feira (26), uma massa de ar quente e úmido favorece a formação de pancadas de chuvas isoladas, acompanhadas por trovoadas, principalmente no decorrer da tarde e da noite.
Na quinta-feira (27), a aproximação de uma nova frente fria – prevista para atingir o Estado de São Paulo no decorrer do dia – aumenta a nebulosidade e as áreas de chuvas com trovoadas isoladas. As temperaturas, porém, seguem elevadas. Máxima de 32 graus nesta quarta e 31° na sexta-feira (28). A mínima deve chegar aos 20°.