Marília entra em epidemia de dengue com 751 casos
Marília alcançou 751 casos positivos de dengue nesta quinta-feira (16) e a cidade está oficialmente em epidemia por causa da doença.
Passa a ser considerada situação de epidemia quando o município alcança a marca de 300 pacientes com dengue a cada 100 mil habitantes, conforme parâmetro da Organização Mundial da Saúde (OMS). Marília já contabiliza 314 confirmados para cada 100 mil habitantes.
Nos últimos dias o Marília Notícia mostrou que a cidade estava muito próximo de atingir essa marca.
O site também revelou que houve uma queda de 70% na quantidade de visitas de agentes de saúde aos imóveis para vistoria de pontos de água parada.
Para piorar, desde o final do ano passado está em falta o larvicida utilizado no combate ao Aedes Aegpty. Em dezembro uma reportagem denunciou o problema.
Em janeiro Marília registrou seu primeiro e único óbito do ano, até agora, por dengue. No momento a cidade aguarda a confirmação de 407 casos de pacientes com suspeita de estarem com a doença.
Até esta quarta-feira já foram notificados 2.616 casos possíveis da doença, dos quais 1.458 deram negativo.
A quantidade de testes positivos para a doença só não é maior porque o Instituto Adolfo Lutz, sobrecarregado com amostras para esclarecer casos de suspeitos do novo coronavírus, é o mesmo que analisa os possíveis ocorrências de dengue.