Marília tem 3ª morte suspeita por febre maculosa registrada em Avencas
O falecimento de uma criança de apenas três anos de idade ampliou para três o número de mortes suspeitas de febre maculosa em Marília. Todas as vítimas eram residentes no distrito de Avencas, localizado em área rural na região oeste da cidade.
Segundo apurou o MN, o menino era filho de uma das outras vítimas fatais. O sepultamento da criança aconteceu na manhã desta quarta-feira (11), após rápido velório, no Cemitério Municipal de Avencas.
A confirmação do óbito por febre maculosa depende de resultado de exames laboratoriais, a exemplo das outras duas mortes suspeitas. Apenas um caso teve sorologia positiva para a doença, segundo a Vigilância Epidemiológica do município.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que a pessoa, também residente em Avencas, teria sido infectada pela febre maculosa em junho e “não corre risco de morte”. O resultado foi recebido apenas na última sexta (6).
Em relação aos demais óbitos que ainda aguardam confirmação de causa, a Saúde analisa possibilidade de que possam estar associados a outras doenças como dengue, leishmaniose e leptospirose.
VARREDURA
A identificação de focos destas enfermidades também foi inclusa na varredura feita por técnicos e médicos da Vigilância Ambiental de Marília, após identificação de cachorros infectados por carrapatos no distrito de Avencas.
A febre maculosa é doença infecciosa transmitida pelo carrapato estrela. Os sintomas mais comuns são febre alta, dores no corpo, falta de apetite, fadiga, diarreia, náusea e vômitos. A busca por cuidados médicos deve ser imediata.
Nesta terça (10), médicos veterinários e equipes da Vigilância Ambiental percorreram as margens dos rios e demais cursos d’água que circundam Avencas. A rede básica de saúde local alertou os moradores a adotar medidas preventivas.
Entre as recomendações estão a vedação das barras das calças com fita, mesmo com uso de botas, e o uso de roupas com cores claras para identificação do parasita, que deve ser retirado por inteiro com pinça, nunca esmagado.