Cidade tem 33,5 mil crianças privadas de vacina
Marília possui aproximadamente 33,5 mil crianças entre zero e 11 anos, segundo estimativa do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa faixa etária segue proibida de receber vacinas contra a Covid-19.
Em razão da vedação, a Prefeitura de Marília informou ao MN que ainda não existem planos para que esta fatia da população – grupo infantil – seja imunizada na cidade. O Poder Público local aguarda determinações das outras esferas estatais sobre o tema.
Nesta quarta-feira (3), a Secretaria de Estado da Saúde enviou um ofício para a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) em que solicita urgência para a autorização do início da vacinação de crianças entre cinco e 11 anos de idade.
“A imunização desta faixa etária já começou em outros países do mundo, incluindo a Argentina, o Chile e a Colômbia, na América Latina”, afirma o Estado de São Paulo.
Em Marília, entre cinco e 11 anos, são aproximadamente 19,6 mil crianças. Com o avanço até essa faixa, ainda estarão sem autorização para vacinação 13,8 mil marilienses entre zero e cinco anos.
“Diante da apresentação da solicitação pelo fabricante Pfizer para inclusão em bula da indicação da vacina para crianças com cinco anos ou mais, e toda documentação pertinente, que esta pauta seja tratada com máxima urgência por essa Agência, de modo a proporcionar a vacinação em tempo oportuno”, escreveu o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, à Anvisa.
No próximo sábado (6), a Prefeitura de Marília realiza mais uma ação de vacinação da 2ª dose da Pfizer contra a Covid-19. Desta vez, vão completar o ciclo vacinal todos os jovens de 12 anos ou mais, que tomaram a primeira dose da Pfizer no dia 11 de setembro na Faip e no dia 14 de setembro na Unimar.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.