Marília tem 27,2 mil faltosos à vacina contra a Covid
Se as 27.264 pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose contra a Covid-19 em Marília cedessem ao apelo da Saúde, o município já teria ultrapassado os 90% da população vacinada contra a Covid-19. Isso porque o esquema vacinal incompleto não confere a imunidade pretendida, conforme estudos com cada imunizante.
O número de faltosos corresponde a 11,3% das cerca de 200 mil pessoas que têm indicação para a proteção vacinal contra a Covid-19 no município.
Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde, a pedido do Marília Notícia, e representam um alerta a mais, principalmente após a constatação de que a variante delta – mais transmissível e com sintomas mais severos – é predominante na cidade.
Um dado que chama a atenção é que os vacinados com o imunizante da Pfizer são os que mais deixaram pendentes a segunda dose. São 12.964 pessoas que ainda precisam do reforço.
Em relação à vacina AstraZeneca, 9.752 moradores de Marília ignoraram a segunda aplicação. A Coronavac, que foi amplamente utilizada, principalmente no início da campanha, registra 4.547 pessoas com a segunda dose em atraso.
Vale lembrar que os casos de Covid que continuam a ser registrados, em geral, acometem com mais rigor pessoas sem o esquema vacinal completo ou aqueles que são mais vulneráveis, pela condição prévia de saúde. Por isso, é fundamental que todas as pessoas completem o esquema vacinal, sob pena de estarem favorecendo a contaminação de familiares idosos ou com comorbidades.
VACINÔMETRO
Marília já tem 167.054 pessoas com esquema vacinal completo. Considerando toda a população, com 240.590 habitantes, essa cobertura corresponde a 69,44% dos moradores e 83,52% das pessoas com indicação de vacina (acima de 12 anos).
ONDE TOMAR VACINA
A rede básica de saúde disponibiliza o imunizante em 37 locais na cidade. O município já encerrou as ações que eram realizadas em ginásios de esportes, para grandes públicos.
Além de completar o esquema ou aderir a vacina (caso nunca tenha tomado), o morador também pode procurar a rede de saúde para a 3ª dose (reforço), que está sendo aplicada em idosos e profissionais de saúde.
Para conferir a lista de locais e ter mais informações sobre o coronavírus, basta acessar a página criada especialmente com o tema.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.