MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
sex. 05 dez. 2025
CENSO

Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE

Classificação inclui cidade-sede, distritos, núcleos urbanos e pequenos agrupamentos.
por Alcyr Netto
Retrato do IBGE fez um levantamento de todas as localidades de Marília (Foto: Marília Notícia)

A mais recente publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Censo Demográfico 2022 apresentou um retrato detalhado da organização territorial do país e revelou, no caso de Marília, uma configuração mais complexa que a divisão político-administrativa tradicional. Ao todo, foram identificadas 24 localidades no município.

O estudo trouxe um mapeamento minucioso das chamadas localidades, definidas pelo órgão como “todo lugar do Território Nacional onde existe um aglomerado permanente de habitantes”. Esse referencial, essencial para garantir a cobertura total das operações censitárias, passou em 2022 por uma reformulação importante.

Diferentemente de censos anteriores, baseados sobretudo em critérios normativos, o levantamento mais recente priorizou aspectos morfológicos e funcionais, alinhando a classificação das localidades ao modo como a população de fato ocupa, utiliza e identifica os espaços no cotidiano. Nesse novo arranjo, o IBGE registrou 87.362 localidades no país, divididas em categorias como cidades, vilas, núcleos urbanos e a nova modalidade outras localidades, criada para contemplar assentamentos menores, mas socialmente relevantes.

Com novos bairros, Padre Nóbrega foi o distrito que mais cresceu nos últimos anos (Foto: Arquivo/MN)

Em Marília, o IBGE listou 24 localidades oficialmente catalogadas. A principal delas é Marília, classificada como cidade – sede municipal, referência central da malha urbana e administrativa. Além disso, o município mantém uma rede de distritos reconhecidos como vilas, que funcionam como sedes distritais e importantes polos de identidade local: Amadeu Amaral, Avencas, Dirceu, Lácio, Padre Nóbrega e Rosália.

O município também se destaca pela presença expressiva de núcleos urbanos — agrupamentos populacionais que contam com algum grau de infraestrutura e organização comunitária. Entre eles estão Estância Paraíso, Estância Santa Bárbara, Jardim Flamingo, Oralina, Residencial Serra Dourada, Valle do Canaã, Verana Parque Alvorada, além do conjunto formado por Estância Monte Alegre, Estância Uberlândia e Recanto Três Lagos.

Nessa categoria entram ainda loteamentos de chácaras organizados como Sítio de Recreio Vila Real I, II e III e Sítios de Recreio Vale do Sol I e II.

Moradores da Fazenda do Estado reclamam de falta de segurança
Fazenda do Estado e Fazenda do Estado I estão classificadas como outras localidades (Foto: Divulgação)

A publicação também destaca a inclusão das chamadas outras localidades, como Fazenda do Estado e Fazenda do Estado I. A categoria, novidade metodológica do Censo 2022, permite individualizar pequenos agrupamentos com nome e relevância social, mas com número reduzido de domicílios — geralmente entre 10 e 49 —, patamar que não justificaria a criação de um setor censitário próprio. Mesmo assim, sua identificação aprimora a compreensão da dinâmica populacional.

Embora esse mapeamento não altere limites políticos ou administrativos, sua finalidade é estratégica. Segundo especialistas do IBGE, o detalhamento das localidades oferece uma leitura multiescalar da distribuição da população, fundamental para o planejamento de políticas públicas e para o direcionamento de serviços essenciais, como saúde, educação, transporte e infraestrutura.

No caso de Marília, o conjunto formado pela sede municipal, as seis vilas distritais, os núcleos urbanos e as demais localidades revela um território marcado pela diversidade de formas de ocupação e por múltiplos núcleos de vida comunitária.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Morador de Marília morre afogado durante travessia de represa no Paraná
  • 2
    Mulheres que morreram após colisão frontal em Herculândia são sepultadas
  • 3
    Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
  • 4
    Vendedor invade residência, agride casal e ameaça incendiar a casa

Escolhas do editor

TRISTEZA
Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em UbirajaraCorpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
SAÚDE
Paciente de 22 anos recupera audição após cirurgia na Santa CasaPaciente de 22 anos recupera audição após cirurgia na Santa Casa
Paciente de 22 anos recupera audição após cirurgia na Santa Casa
MÊS DA MULHER
Marília amplia presença feminina em poderes locaisMarília amplia presença feminina em poderes locais
Marília amplia presença feminina em poderes locais
METEOROLOGIA
Previsão indica chuva e tempo fechado ao longo da semanaPrevisão indica chuva e tempo fechado ao longo da semana
Previsão indica chuva e tempo fechado ao longo da semana

Últimas notícias

Corpo de Bombeiros captura onça-parda em árvore de empresa em Marília
Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
Mulheres que morreram após colisão frontal em Herculândia são sepultadas
AgSUS e FMUSP abrem mil vagas para curso gratuito sobre Saúde Digital

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie