MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 14 dez. 2021

Marília tem 16ª melhor qualidade de vida entre as maiores cidades de SP

por Leonardo Moreno

Marília foi classificada na 16ª posição, do melhor para o pior colocado entre as 41 cidades do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, em um estudo que avalia as principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico – ou seja, à qualidade de vida.

O estudo é do Núcleo de Estudos das Cidades (NEC) e foi desenvolvido por professores da Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Na classificação geral dos índices de Educação, Marília ficou no segundo lugar, empatada com Jundiaí, Franca e Americana.

É a mesma posição de vice-liderança no ranking geral de Segurança, junto com Presidente Prudente, Ribeirão Preto e novamente Jundiaí.

Marília também ocupa a segunda posição no ranking geral de Mobilidade, empatada com Rio Claro. Os marilienses, conforme o estudo, têm a quarta menor tarifa de transporte público entre as cidades verificadas e a menor taxa de mortalidade no trânsito.

OUTROS RECORTES

Quando se leva em conta um recorte diferente, que engloba diferentes áreas, mas valoriza questões como Saúde, Educação e Segurança, em detrimento das demais áreas verificadas na pesquisa, Marília se sai ainda melhor e fica na 11ª posição.

Já na listagem que considera o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tradicional – composto por Saúde, Educação e Economia -, a cidade vai para a 18ª posição. No ranking do IDH-Verde, que também leva em conta o Meio Ambiente, Marília cai para o 24º lugar.

PONTOS DE ATENÇÃO

Apesar do bom desempenho em diversas áreas, Marília ainda precisa melhorar certos indicadores em comparação com os municípios de grande porte do Estado.

Na classificação geral dos índices de Saúde, por exemplo, a cidade foi alocada na 26ª posição. No ranking que avalia os indicadores das Finanças Públicas, Marília ficou em 22º lugar e em 30º na lista geral da Economia.

Nos quesitos relacionados ao Meio Ambiente, o município também apresentou baixo desempenho, com nota 3,6 na escala que vai de zero a 100.

ESTUDO

O estudo, segundo os autores, permite “conhecer a situação real com dados quantitativos das principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico”. Para eles, a ferramenta é “de grande importância para a gestão pública no âmbito municipal, pois permite conhecer o desempenho de cada área e dos parâmetros (indicadores) que a compõem em comparação com outros municípios”.

Outra vantagem é a possibilidade de “acompanhar a evolução do desempenho ao longo do tempo – informações de grande relevância para a alocação racional de recursos (econômicos, gerenciais, etc.) e a avaliação dos resultados das ações empreendidas”.

“A avaliação”, apontam os pesquisadores, “foi realizada com base em um número restrito de indicadores numéricos, selecionados tendo em conta a observância aos seguintes atributos: representatividade, transparência, atualidade e confiabilidade”.

  • Representatividade: “o indicador, ou conjunto de indicadores, deve refletir ‘bem’ o desempenho da área”;
  • Transparência: “o valor do indicador, ou dos dados utilizados no seu cálculo, deve estar disponível na internet”;
  • Atualidade: “o indicador deve-se referir a anos recentes, pois o objetivo é ter uma fotografia o mais próximo possível do presente”;
  • Confiabilidade: “o valor do indicador deve proceder de fontes confiáveis e ser estatisticamente representativo – para isso devem ser utilizados valores médios racionalmente selecionados”.

Veja a íntegra do estudo, [clique aqui].

Siga nossas redes sociais:

Facebook/Instagram: @marilianoticia
WhatsApp: Clique aqui!
Telegram: Clique aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 3
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas
  • 4
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília

Escolhas do editor

ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
EDUCAÇÃO
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professoresPrefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores
CENSO
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGEMarília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Últimas notícias

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores
Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie