Marília tem 11 casos de meningite e apura duas mortes
Crescimento repentino no número de casos confirmados de meningite tem preocupado os moradores de Marília. A alta acende sinal de alerta às autoridades sanitárias e gera temor à população.
Dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde apontam que Marília já confirma 11 casos de meningite e tem duas mortes em investigação em 2022, um aumento de 450% no número de positivos no comparativo com o mesmo período do ano passado.
Na semana passada, a morte precoce de um rapaz de 25 anos, por suspeita de meningite, gerou comoção nas redes sociais.
Segundo a pasta, os dois óbitos suspeitos são: do jovem de 25 anos (no dia 26 de maio) e do massagista do Marília Atlético Clube (MAC), José Carlos da Silva, de 57 anos (dia 27). Os casos são investigados.
Além destes, Marília já soma outros 11 casos confirmados com exame positivo para a doença neste ano. A meningite é a infecção das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por bactérias, vírus e até fungos.
Apesar dos avanços em relação à prevenção e tratamentos, a doença ainda afeta milhares de pessoas e pode ser fatal. As meningites virais ou bacterianas são contagiosas, podem passar de uma pessoa para a outra por meio do contato com saliva ou secreções respiratórias de uma pessoa contaminada.
A meningite viral também pode ser transmitida por meio do contato com água e alimentos não tratados ou contaminados com as fezes de uma pessoa infectada.
SINTOMAS
- Dor/rigidez na nuca
- Dor de cabeça
- Dor nas articulações
- Vômito
- Confusão mental
- Sensibilidade à luz
- Sonolência
- Febre
- Manchas avermelhadas na pele
- Convulsões