Marília Shopping terá dois dias de vacinação drive thru
A Secretaria Municipal de Saúde segue esta semana com a segunda fase da vacinação contra gripe em pessoas com comorbidades, ou seja, pessoas com doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, obesos, imunossupressão, transplantados e trissomias.
Segundo a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido, serão disponibilizadas 600 doses da vacina em cada dia.
“Para agilizar o processo de vacinação a pessoa tem que apresentar uma solicitação médica atestando sua comorbidade ou mesmo um receituário médico recente comprovando que tem a comorbidade referida. Além disso, não pode se esquecer de levar a caderneta de vacina, RG ou outro documento oficial com foto”, disse Renata.
A responsável pelo Programa Municipal de Imunização informou que, além do drive thru que acontece quinta e sexta-feira no Marília Shopping, a vacinação segue normalmente nas seguintes unidades de saúde: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, USF Argolo Ferrão, UBS Alto Cafezal, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros e UBS Santa Antonieta.
Para a população da zona Rural e dos distritos, as vacinas acontecerão nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF Jardim Maracá.
Nas unidades não citadas acima não acontecerá a vacinação em razão destas unidades terem sido redirecionadas para atender apenas os casos suspeitos de coronavírus,
Para o prefeito Daniel Alonso, o drive thru é mais uma forma de evitar aglomerações de pessoas em um só local.
“No drive thru, cada um fica no seu carro, evitando assim aglomeração, que é o que mais precisamos neste momento.”
O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, informou que na primeira fase da vacinação contra gripe, que atendeu idosos e profissionais de saúde, a meta de vacinação foi alcançada com sucesso.
“Foram vacinados mais de 97,51% dos idosos e 91,77% dos profissionais de saúde. Aqueles idosos ou profissionais de saúde que não receberam a vacina podem ainda procurar um posto de vacinação para serem vacinados”, disse o secretário da Saúde.
Cronograma e Dia D
– 23 de março até 15 de Abril: idosos e profissionais de saúde;
– 16 de abril: Profissionais de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
– 9 de maio (Dia D de vacinação): todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h, sendo que serão vacinados professores das escolas públicas e privadas; crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto); povos indígenas; adultos de 55 a 59 anos de idade; e pessoas com deficiência.
A campanha seguirá em todo o país até o dia 23 de maio.