Marília Shopping tem arrecadação de cabelos
O Marília Shopping recebe neste final de semana um posto de arrecadação de cabelos, para confecção de perucas para pacientes com câncer. A ação faz parte do Outubro Rosa, campanha que remete ao símbolo mundial da luta contra o câncer de mama, visando contribuir para o resgate da autoestima de mulheres e crianças em tratamento contra o câncer na cidade.
A ação teve início na tarde desta sexta-feira (14) e segue até domingo (16). O Marília Shopping conta com uma estrutura de salão de beleza, em parceria com o Instituto Embelleze, onde são feitos os cortes de cabelo dos doadores. Durante o período, quem fizer o corte ou levar as mechas para doação, receberá serviços de esmaltação e maquiagem.
As irmãs Clarice Tavares, de 10 anos, e Giovana Tavares, de sete anos, fizeram questão de participar da ação, doando seus cabelos. Segundo a mãe, Fátima Tavares, foi o segundo ano seguido que elas fazem a doação.
“É um habito delas. Deixam o cabelo crescer e quando tá perto da cintura, elas me pedem para fazer doação. Já é a segunda vez que elas doam. Os cabelos estavam bem grandes e elas adoram essa boa ação. As duas têm um carinho grande com as outras pessoas. Elas se importam quando passa alguma publicidade sobre doação de cabelo. É o que podem fazer de mais bonito”, conta Fátima.
De acordo com a coordenadora pedagógica e consultora de vendas do Instituto Embelleze, Brenda Taciane de Oliveira Maia, a expectativa é de arrecadar pelo menos 80 doações de cabelos.
“Estamos aqui fazendo o corte de cabelo para doação. Com isso, vamos confeccionar perucas para quem tem câncer. Além de você doar o seu cabelo e fazer alguém feliz, ainda vai ganhar uma esmaltação e uma maquiagem. Essa ação é feita todos os anos. Acreditamos que podemos arrecadar cerca de 80 cabelos. A partir de 15 centímetros já entra para a doação.
O estudante Mauro Mangili Neto, de apenas 12 anos, foi acompanhado da mãe, Karina Nakamura Mangili, para fazer a doação do cabelo. Ele ficou dois anos e sete meses sem cortar, com o objetivo de ajudar pessoas que sofrem com a doença.
“O meu cabelo já estava um pouco grande, quando eu descobri a possibilidade, fiquei com muita vontade de esperar mais um tempo e poder doar. Hoje fiz o corte de mais de 20 centímetros de cabelo. Estou me sentindo muito bem. É muito legal poder ajudar os outros”, afirma o jovem.
A mãe de Mauro também doou o cabelo. Ela contou que foi motivada pelo filho, que queria muito fazer a doação. Ele não cortava desde o início da pandemia e chegou a sofrer bullying por causa do tamanho do cabelo, mas nada que o fizesse desistir do propósito de ajudar o próximo.
“Desde que ele soube, falou que queria doar. Desde então, ele não cortou mais o cabelo. Aguardamos a campanha e eu fiquei muito contente com a atitude dele. Ele sofreu discriminação com o cabelo, falavam que aquele cabelo era de menina, mas ele não se importou. Ele sempre disse que a atitude valia mais que qualquer discriminação. Fiquei muito orgulhosa, pois partiu dele. Ele descobriu que podia fazer algo para contribuir e se sentiu realizado. Está muito feliz e nós também”, conta Karina.
Qualquer tipo de cabelo pode ser doado, mesmo que contenha química ou tintura e, o comprimento mínimo para doação é de aproximadamente 15 centímetros. Todas as mechas arrecadadas durante o período serão enviadas para a ONG Rapunzel Solidária, para confecção de perucas.
As ações, que contam com o apoio do Hospital Beneficente Unimar (HBU), Instituto Embelleze, ONG Rapunzel Solidária, Universidade de Marília (Unimar), e Grupo Jacto, pretendem criar uma corrente de grandes proporções, que demonstre que é possível tratar o câncer e continuar se preocupando com a aparência, através de várias alternativas para auxiliar os pacientes a passarem por essa fase com autoestima e bom humor.
O corte de cabelo para doação acontece das 14h às 20h no sábado (15) e das 14h às 19h no domingo (16). O corte de cabelo para doação é realizado próximo da portaria 2 do Marília Shopping, que funciona na Rua dos Tucunarés, número 500, no Jardim Maria Martha.