Marília segue avançando e reduz faixa etária da bivalente
A Secretaria Municipal da Saúde não para de avançar na vacinação contra a Covid-19 e, a partir desta quinta-feira (6), reduz para 12 anos ou mais o público-alvo para receber a bivalente.
A vacina está disponível nas 52 unidades de saúde. As pessoas de 12 anos ou mais devem procurar a unidade mais próxima para serem imunizadas. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h -, sem necessidade de agendamento prévio.
É importante lembrar que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Marília, que fica na avenida Mem de Sá, 360, funciona até as 22h, inclusive para vacinação.
Para receber a dose de reforço bivalente, a pessoa precisa ter completado o ciclo vacinal, respeitando intervalo de quatro meses da última dose. E caso tenha contraído Covid-19 nos últimos 30 dias, tem que aguardar esse período pós-doença para receber a dose de reforço.
A bivalente reúne anticorpos da subvariante ômicron BA.1 e BA.4 conjugada com BA.5 – o que corresponde ao seguinte: ao ser vacinado pela bivalente a pessoa estará se protegendo contra a BA.1 e contra a BA.4 e BA.5.
O prefeito Daniel Alonso (sem partido) lembra que Marília está sempre à frente na vacinação. “Desde o início da pandemia, a nossa gestão vem priorizando a imunização da população, pois a vacina é sempre o melhor remédio. E vamos continuar avançando, sendo que a partir desta quinta-feira (6), daremos início à vacinação de 12 anos. É só comparecer numa das nossas unidades que irá receber a bivalente.”
O secretário-adjunto da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira, diz que toda a logística já está pronta para essa nova etapa da vacinação. “Todas as nossas unidades de saúde já estarão abastecidas para receber esse novo público alvo, crianças e jovens a partir dos 12 anos. Não precisa agendar antecipadamente, basta comparecer à unidade de preferência para ser vacinado. Lembro que as unidades funcionam em dias úteis, de segunda a sexta, das 7h às 17h, sendo que a UBS Nova Marília fica aberta até as 22h, sendo uma grande opção para quem trabalha no horário comercial.”
BALANÇO
Desde que a campanha da bivalente teve início – no último dia 28 de fevereiro -, Marília aplicou 13.921 doses da vacina.