MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
sex. 21 mar. 2025
TURISMO

Marília sedia encontro da Região Turística Alto Cafezal

Fortalecimento do turismo regional foi tema da reunião.
por Alcyr Netto
Primeira reunião de 2025 da Região Turística Alto Cafezal realizada em Marília (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marília sediou a primeira reunião de 2025 da Região Turística Alto Cafezal. O encontro aconteceu no último dia 19 e contou com a presença de representantes das prefeituras de Marília, Gália, Garça e Ocauçu.

A reunião teve como principal objetivo alinhar as ações para o ano e compilar as informações para inserção na plataforma do Ministério do Turismo, referente ao Programa de Regionalização, que se constitui em uma política pública para execução de uma gestão descentralizada e regionalizada, sob a perspectiva de que o trabalho regionalizado permite ganhos, não só para o município que recebe o turista, mas para toda a região.

Na ocasião, foram discutidas algumas demandas necessárias e os melhores caminhos para que elas sejam trabalhadas, a nova nomenclatura para a categorização dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro e a importância da formalização da Instância de Governança Regional Alto Cafezal para o fortalecimento do turismo regional.

Para o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, o turismo é um grande vetor de desenvolvimento, gerador de emprego e renda e a região administrativa de Marília é composta por 51 municípios, que são turistas em potencial e buscam as cidades próximas para compras, saúde, lazer, entretenimento.

“Se o turismo for trabalhado de forma regionalizada, todos os municípios ganham, pois até mesmo aqueles que não concentram fluxo de visitantes se beneficiam da atividade fornecendo mão de obra, serviços ou produtos associados, por exemplo”, afirmou Gazola.

Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro é necessário que as cidades atendam a alguns critérios, como: possuir uma secretaria ou departamento de turismo por lei, ter orçamento específico, contar com prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, manter Conselho Municipal de Turismo ativo e preencher informações específicas do município referentes ao inventário e atividades turísticas.

Os representantes da Região Turística Alto Cafezal enfatizam aos municípios vizinhos que façam parte do trabalho de regionalização do turismo e entrem em contato com a Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marília pelo telefone (14) 3422-3605.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Clientes denunciam loja de shopping após suspeita de fraude na compra de celulares
  • 2
    Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
  • 3
    Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
  • 4
    ‘Feirinha da droga’ é flagrada em cruzamento da zona oeste e suspeito acaba preso

Escolhas do editor

ACIDENTES DE TRABALHO
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último anoMortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
REVITALIZAÇÃO
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em MaríliaPrefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
MERCADO IMOBILIÁRIO
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em MaríliaFinanciamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa CascataCâmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata

Últimas notícias

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia
Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie