Marília se destaca em gestão participativa no plantio de árvores
Novamente a população mariliense demonstra de forma prática o crescimento da conscientização ambiental que vem sendo desenvolvida em nossa cidade, através de Gestão Participativa.
Desta vez, moradores do Conjunto Residencial Sargento José Carlos Alves Ferreira, na zona Oeste do município, aproveitaram o último sábado, dia 27 de fevereiro, para melhorar a arborização urbana da região, demonstrando preocupação com o futuro do nosso planeta.
Um dos participantes, Cleimerson Bonfá da Silva, esteve com seu filho Miguel Artigiani Bonfá da Silva e com a esposa Amanda Artigiani Bonfá da Silva, demonstrando preocupação com o meio ambiente a ser herdado pelas futuras gerações.
“Sabemos que o meio ambiente pertence a todos e assim devemos participar de melhorias diariamente para cuidar do nosso planeta. Infelizmente esta área era utilizada como ponto de descarte e sofria constantes queimadas urbanas, prejudicando toda população vizinha. Observamos que esta área pública poderia ser arborizada e cuidada com nossa participação”, comentou Cleimerson.
“Entramos em contato com a Prefeitura, fomos atendidos de imediato e conseguimos plantar 12 mudas de espécies nativas variadas aqui em nosso bairro. Esperamos que se desenvolvam de forma saudável e que nos proporcione benefícios que melhorem nosso ar e atraia mais pássaros para o nosso bairro, eliminando, assim a degradação ambiental que vinha ocorrendo”, completou.
O coordenador da ação, Wilson Hakamada, responsável pela Educação Ambiental em Marília, destaca a importância da participação popular.
“Quando a população participa de ações assim, conseguimos promover a Educação Ambiental não só aos participantes, mas também aos vizinhos que observam as melhorias realizadas pelos próprios moradores. Isso facilita os cuidados com as plantas, uma vez que todos acabam se envolvendo através de manutenções, além de acompanharem as melhorias ambientais alcançadas ao longo do tempo, durante o desenvolvimento das mudas. Outro ponto favorável é que se reduz consideravelmente atos de vandalismo, inibindo crimes ambientais, uma vez que a própria comunidade está envolvida nestas melhorias”, afirmou o coordenador.
“Ações assim tornaram-se rotineiras na cidade, com diversas famílias solicitando nosso apoio para realização de plantios em áreas próximas a suas residências, o que tem melhorado não só a arborização local, mas eliminando pontos de descartes de resíduos, como entulhos de construção e restos de móveis nestas áreas cuidadas pela população. Nesta ação, mais uma vez, promovemos a Educação Ambiental, orientando a população não só quanto aos benefícios que as árvores produzem, mas a importância de se evitar descartes irregulares em áreas públicas que, além de contaminar o solo e o lençol freático, ainda servem como criadouros para insetos e animais nocivos e peçonhentos, como escorpiões, ratos, cobras, baratas, e o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya”, informou.
Para mais informações sobre esta ação ou solicitação para ações de educação ambiental em outros temas, o contato poderá ser feito através dos telefones (14) 3454-3400 e (14) 3401-2000.