Marília registrou quase 200 novos casos de HIV positivo em 4 anos
Marília registrou 199 novos casos positivos para portadores do vírus HIV, que provoca a aids, nos últimos quatro anos. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde e vão entre 2016 e a última sexta-feira (6).
Este mês é celebrado o Dezembro Vermelho, em referência ao laço vermelho que simboliza a solidariedade de pessoas ao redor do mundo com a resposta à epidemia de aids.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids (Unaids), a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil e sete pessoas morrem por dia em São Paulo.
Em Marília somente em 2019 até agora foram 27 novos casos confirmados. Em 2018 foram 49, em 2017 61 e em 2016 foram 62 ao todo.
Não significa necessariamente que a transmissão do HIV esteja caindo em Marília. O que os números mostram é que a quantidade de casos confirmados vem sendo reduzida, mas muita gente tem o vírus e não sabe.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 25% das pessoas que vivem com o vírus não sabem disso.
A meta da Organização das Nações Unidas (ONU) é de que até o ano que vem 90% das pessoas contaminadas saibam disso. E entre esse universo, 90% receba tratamento a ponto de que o vírus se torne indetectável.
É o estado que pode ser alcançado com tratamento e a pessoa não transmite o vírus, além de conseguir manter qualidade de vida sem manifestar os sintomas da aids.