Marília registra terceiro recorde de 34°C em 2025 e calor intenso continua

Marília registrou nesta quinta-feira (20), o dia mais quente do ano, com a temperatura máxima atingindo os 34°C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este é o terceiro registro desta marca em 2025, repetindo os recordes que já tinham sido observados nos dias 25 de janeiro e 17 de fevereiro.
Nos dois dias de fevereiro em que a temperatura máxima foi alcançada, o pico ocorreu às 14h. Já em janeiro, o recorde foi registrado às 16h. O calor intenso tem sido uma constante em Marília, mas com os termômetros marcando valores abaixo da média registrada no ano passado no mesmo período.
Em 2024, por exemplo, a cidade ultrapassou os 34°C em vários dias logo no início do ano, chegando aos 35,8°C no dia 3 de janeiro, 35,7°C no dia 7 de janeiro e 35°C no dia 8 de janeiro. Em fevereiro do ano passado, Marília registrou 34,2°C no dia 9 e 34,1°C nos dias 10, 11 e 13 do mesmo mês.
De acordo com as previsões do Inmet, o calor excessivo deve continuar nos próximos dias. Para essa sexta-feira (21) e sábado (22), há possibilidade de a temperatura máxima repetir os mesmos 34°C, mas com pancadas de chuva à tarde e à noite, o que pode trazer algum alívio temporário. No domingo (23), o clima quente deve dar uma trégua, com a temperatura máxima prevista para cair para os 30°C.
Apesar da previsão de chuvas isoladas para o fim de semana, o calor deve continuar predominante na região. Os meteorologistas alertam que as pancadas de chuva podem ser acompanhadas de trovoadas, típicas do verão, mas não devem ser suficientes para queda significativa nas temperaturas.