Marília registra temperatura mais alta em pleno inverno
Os equipamentos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) registraram a temperatura mais alta do ano em Marília nesta quarta-feira (8), quando a máxima bateu 37,2ºC. Nos dias anteriores o termômetro chegou a marcar mais de 35ºC no município.
As elevadas temperaturas em pleno inverno chamam a atenção, assim como o registro recente de outro extremo. No dia 30 de junho, a cidade computou a temperatura mais baixa desde 1993, pelo menos.
Já o contexto da temperatura mais alta do ano em Marília envolve também um clima extremamente seco, com umidade relativa do ar característica de regiões desérticas, próximo de 22%, e muitas queimadas.
Na noite desta quarta-feira (8), algumas regiões da cidade chegaram a receber chuvas, mas as precipitações não foram igualmente distribuídas. Alguns pontos do município podem ter passado sem volumes significativos.
O momento, contudo, é mesmo de mudança climática – ainda que passageira -, segundo o meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
“A chegada e deslocamento da frente fria sobre o Estado de São Paulo provoca muita nebulosidade e ocorrências de chuvas com trovoadas isoladas, principalmente na região Sul e na faixa Leste do Estado. Temperaturas com ligeiro declínio”, afirma o especialista sobre o período entre esta quinta (9) e sexta-feira (10).
Para hoje é esperado um volume de chuva de quase 18 milímetros em Marília e a nebulosidade deve persistir até sábado (11), com mínimas variando entre 18° e 20°C e as máximas entre 29°C e 34°C.
Para o começo da semana que vem, a previsão do IPMet é de ainda mais calor, com máximas que podem bater os 39°C.