Marília registra temperatura mais alta do ano
A temperatura mais quente do ano em Marília foi oficialmente registrada nesta segunda-feira (24), de acordo com a empresa que presta serviços de análise meteorológica para a Defesa Civil do Estado de São Paulo. Os termômetros marcaram 34,5°C e a situação pode se repetir nesta terça-feira (25).
A temperatura foi 0,5°C mais elevada do que o dia mais quente de janeiro – auge do verão – quando foram registrados 34°C na cidade. Até então, era a temperatura máxima verificada em 2018 no município.
A primavera começou no último sábado (22) com temperaturas elevadas e bastante sol em Marília. De acordo com dados da Defesa Civil, naquele dia a máxima registrada foi de 32,1°C.
Segundo o meteorologista José Carlos Figueiredo, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) a situação do tempo no dia mais quente do ano se configurou pela “atuação de um sistema de alta pressão”.
“Temperaturas elevadas e baixos índices de umidade do ar”, completa Figueiredo.
A previsão para esta terça-feira (25), segundo outra especialista do mesmo instituto, Rita de Cássia César Moreira de Cerqueira, é temperaturas que podem chegar a 34°C novamente.
A possibilidade de chuva em Marília é nula, conforme relatório de Rita. Na região, o céu pode ficar parcialmente nublado, mas sem precipitações.
Já entre quarta (26) e sexta-feira (28), o tempo “vira” com a chegada de nova frente fria, conforme a análise do IPMet.
“O tempo fica nublado com chuvas e trovoadas isoladas a partir do período da tarde, especialmente nas regiões oeste, central e sul do estado de São Paulo”.
Quinta-feira (27) e o dia seguinte, de acordo com IPMet, devem contar com “com muitas nuvens e com chuvas e trovoadas isoladas”.