Marília registra temperatura mais alta da série histórica
A Somar Meteorologia, empresa contratada por diversos serviços de Defesa Civil, aponta que Marília registrou 42,1ºC na última segunda-feira (28).
Segundo os registros do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico (Agritempo), mantido pela Embrapa e outros órgãos públicos, desde que os dados de Marília passaram a ser monitorados, em 2004, nunca houve uma temperatura tão elevada na cidade.
O meteorologista José Carlos Figueiredo, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), explica que uma “massa de ar quente e seco atua no Estado de São Paulo”.
De acordo com ele, “desta forma, o tempo segue estável, com predominância de sol entre poucas nuvens e não há previsão de chuva”.
Nos próximos dias, afirma Figueiredo, devem ser registradas “temperaturas elevadas e baixos valores de umidade relativa do ar, especialmente no período da tarde”.
Segundo os equipamentos do IPMet, temperaturas próximas de 40ºC devem ocorrer em Marília até o final da semana que vem, com eventual queda das máximas em um dia ou outro.
Para uma região que abrange a cidade de Marília, municípios próximos e até parte do Mato Grosso do Sul, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) emitiu um alerta de “grande perigo” para baixa umidade relativa do ar, que pode chegar a 12% – quando o ideal é de ao menos 60%.