Marília registra queda em acidentes, mas aumento de mortes no 1º semestre
As mortes no trânsito aumentaram 18,2% no primeiro semestre de 2023 em Marília. Foram 13 vítimas neste ano, contra 11 no mesmo período de 2022. Nenhuma morte no período analisado de 2023 aconteceu na área urbana, com todos os acidentes sendo registrados em rodovias que passam pela cidade. Já no ano passado, foram quatro mortes em avenidas de Marília.
Os dados são do relatório produzido pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga), que armazena informações sobre todos os acidentes de trânsito.
No primeiro semestre deste ano, cinco mortes aconteceram em quatro acidentes na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), três na rodovia Rachid Rayes (SP-333), duas na rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), duas na rodovia Transbrasiliana (BR-153) e uma na estrada municipal Danilo Gonzáles.
A primeira morte no trânsito em 2023 em Marília aconteceu na SP-294, no dia 6 de janeiro. Duas mortes aconteceram no mês de fevereiro, no dia 24, pela rodovia Rachid Rayes e uma no dia 26, pela estrada municipal Danilo Gonzáles.
No dia 20 de março, duas pessoas morreram em um acidente de trânsito na SP-294. Já o mês de abril teve dois acidentes, cada um com duas mortes, no dia 14 pela rodovia Transbrasiliana e no dia 20 na rodovia Rachid Rayes.
Foram dois acidentes com morte em maio, no dia 1º e no dia 22, pela rodovia Dona Leonor Mendes de Barros. Já em junho, duas pessoas morreram na SP-294, no dia 18 e dia 26, totalizando 13 óbitos.
MORTES EM 2022
As mortes no trânsito do primeiro semestre de 2023 foram todas em rodovias, com nenhum registro na área urbana. Já em 2022, foram quatro óbitos em vias públicas da cidade, três deles na zona Oeste e uma na zona Sul de Marília.
O primeiro registro do ano passado aconteceu no dia 26 de fevereiro, mas o Infosiga não disponibilizou nenhum detalhe sobre o acidente de trânsito. No dia 28 do mesmo mês foram duas mortes na SP-294.
Março teve três mortes, sendo duas na SP-294, nos dias 5 e 26, e uma na avenida Rio Branco no dia 12. Uma pessoa perdeu a vida em acidente de trânsito no dia 3 de maio pela avenida José da Silva Nogueira Junior e outra morreu no dia 22, na Comandante João Ribeiro de Barros.
Um idoso faleceu em acidente ocorrido no dia 10 de junho pela rodovia Dona Leonor Mendes de Barros. Outra morte foi registrada no dia 19, pela avenida Keiji Akutagawa, no Jardim Marília, zona Oeste. O terceiro óbito de junho foi no dia 26, pela avenida Tomé de Souza.
QUEDA NOS ACIDENTES URBANOS
De acordo com a Prefeitura de Marília, desde a implantação dos radares, houve expressiva queda de acidentes de trânsito no trecho urbano.
Foram 151 em abril do ano passado e 92 no mesmo período deste ano, com queda de 39%; 134 em maio de 2022 e 123 neste ano, com redução de 8%; e ainda 140 em junho do ano passado, contra 92 no mesmo mês de 2023, baixa de 34%.
Na soma dos três meses divulgados pela Prefeitura de Marília, foram 425 acidentes de trânsito no trecho urbano em 2022, contra 307 no mesmo período de 2023, uma redução de 28%.
MULTAS
Apesar do importante dado sobre a redução de acidentes, a administração municipal segue sem informar alguns dados sobre os radares instalados na cidade. Após muita insistência do Marília Notícia, a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) divulgou o número de 16.612 multas no primeiro mês de funcionamento dos equipamentos.
O MN questionou o valor total das autuações feitas pelos radares, mas a informação nunca foi revelada. O número no segundo mês também não foi compartilhado com a imprensa. A Emdurb ainda guarda segredo sobre o número de multas que foram aplicadas por cada radar e quais foram as principais infrações praticadas pelos motoristas marilienses.
NÚMEROS POSITIVOS
O presidente da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb), Valdeci Fogaça de Oliveira, considerou altamente positivos os números apontados pelo Infosiga.
“A matemática é simples: menos acidentes, menos vítimas. Os dados do sistema estadual comprovam a eficiência dos equipamentos de controle de velocidade na preservação de vidas e um trânsito mais seguro nas vias que são responsabilidade da Prefeitura”, afirma Fogaça.
Vale ressaltar que as rodovias estão sob responsabilidade dos governos estadual e federal.
Fogaça ainda lembrou a importância dos motoristas e motociclistas continuarem respeitando todas as sinalizações de trânsito e dirigindo com prudência e atenção.
“As equipes da Emdurb continuam promovendo melhorias na estrutura viária, trabalhando e cumprindo o seu papel de tornar o trânsito em Marília cada vez mais disciplinado e seguro, com o pedestre em primeiro lugar. Juntos, o poder público e o cidadão, fazendo uma cidade cada vez melhor para todos”, conclui o diretor da Emdurb.
O prefeito de Marília, Daniel Alonso (sem partido), também considerou positivos os dados do Infosiga.
“Famílias que infelizmente já perderam um ente querido em acidente de trânsito, principalmente, sabem o quanto são importantes as medidas adotadas para evitar acidentes. Os dados que comprovam a boa redução de acidentes nos últimos três meses aqui na cidade mostram que estamos no caminho certo”, diz Alonso.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp. Clique aqui!