Marília registra o quinto dia mais chuvoso do ano nesta quinta-feira, aponta Inmet
Marília acumulou 987,6 milímetros de chuva entre 1º de janeiro e 7 de novembro de 2024. Por causa estiagem presenciada nos últimos meses, o volume pluviométrico registrado na cidade em 7 de novembro pode ter dado a impressão de ser a chuva mais robusta do ano, mas com precipitação de 46,4 milímetros, ficou em quinto lugar no ranking dos dias mais chuvosos, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O dia 10 de janeiro lidera a lista, com impressionantes 90 milímetros em 24 horas, incluindo 67 milímetros concentrados em apenas uma hora durante uma forte tempestade. Em seguida, no ranking dos dias mais chuvosos, aparece 8 de abril, com 76,8 milímetros, em segundo lugar; e 19 de janeiro, com 70,8 milímetros, na terceira colocação.
Completando a lista dos 10 dias com maior precipitação em Marília, aparece 17 de março em 4º lugar com 64,4 milímetros, 3 de novembro em 6º com 43,8 milímetros, 20 de fevereiro em 7º com 42,8 mm, 9 de abril em 8º com 42,4 mm, 15 de fevereiro em 9º com 35,8 mm e 26 de fevereiro em 10º lugar 27,2 milímetros.
O Estado de São Paulo deve registrar fortes chuvas em todas as regiões do território paulista até esta sexta-feira (8). O alerta foi emitido pela Defesa Civil Estadual. Segundo o órgão, os níveis acumulados de precipitação podem variar entre altos e muito altos.
Em Marília, apesar da chuva constante, não houve grande volume de precipitação concentrado em pouco tempo, que costuma provocar estragos, principalmente quando surge na companhia de fortes ventos.
O fenômeno é provocado pela passagem de uma frente fria pela costa da região sudeste, que tem criado condições para pancadas de chuva, além de temporais intensos.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!