Trabalhadores enfrentam filas na Caixa para sacar auxílio do governo
Mais uma vez as agências da Caixa Econômica Federal (CEF) de Marília estão registrando filas de pessoas interessadas no saque do auxílio emergencial, oferecido pelo Governo Federal aos trabalhadores informais no enfrentamento das consequências econômicas da Covid-19.
O Marília Notícia esteve na unidade localizada na avenida das Indústrias, na região Central, nesta quarta-feira (29). Além da aglomeração de pessoas – mesmo com orientação de funcionários para haja espaçamento – a reportagem ouviu reclamações pela demora no atendimento.
Os beneficiários do auxílio emergencial relataram problemas para obter no aplicativo oficial o código para saque no caixa eletrônico ou em Lotéricas. Por este motivo, a liberação estaria sendo feita com ajuda de funcionários da Caixa – o que estaria provocando a morosidade.
O jardineiro Lucas Machado, 36 anos, já esperava há mais de uma hora para ser atendido quando conversou com a equipe do site. Na frente dele, naquele momento, havia mais de 50 pessoas aguardando atendimento.
“Minha mulher é diarista e também está sem serviço. Temos quatro crianças para cuidar. Nós dois fomos contemplados e o dinheiro vai ajudar bastante. O problema está sendo o aplicativo e essa desorganização aqui no banco”, disse Lucas.
A faxineira Sandra de Souza, 40 anos, também estava na fila e relatou problemas parecidos com o de Lucas. “Meu esposo é segurança e também está sem emprego. Temos uma filha pequena e estamos precisando desse auxílio. Estou esperando desde 10h30, ninguém merece ficar nesse sol, cheio de gente tão perto”, disse por volta do meio-dia.
Nesta terça-feira (28) o MN já havia noticiado a formação de filas. Um dia antes foi liberado o saque, conforme um calendário baseado na data de nascimento do beneficiado – veja abaixo.
Até então o recurso só podia ser utilizado de forma digital, ou seja, para pagamento de faturas no débito automático, utilizando código de barras ou transferência para outros bancos. O recurso do Governo Federal visa mitigar os efeitos das medidas de combate à Covid-19 contra os trabalhadores informais.
O calendário de saque vai até o dia 5 de maio. Veja abaixo como fica:
- 27 de abril: pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro;
- 28 de abril: nascidos em março e abril;
- 29 de abril: nascidos em maio e junho;
- 30 de abril: nascidos em julho e agosto;
- 4 de maio: nascidos em setembro e outubro; e
- 5 de maio: nascidos em novembro e dezembro.