Marília registra mais de mil denúncias sobre direitos humanos
O Governo Federal registrou 1.033 denúncias de violações aos Direitos Humanos em Marília em apenas seis meses, entre janeiro e junho do ano passado. Os dados, no entanto, só foram tornados públicos em dezembro de 2020.
Eles estão detalhados em uma plataforma com informações dos serviços Disque 100 e Ligue 180, sob responsabilidade do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Os casos mais recorrentes em Marília envolvem violência psicológica, com 390 ocorrências. Em seguida, aparece a violência física, com 358 notificações.
Também existem violações gerais (124), agressões que violam a honra (97), agressões que violam o direito à liberdade (47) e crimes contra a vida (11). Só não foram registradas agressões que violam a liberdade civil e política.
Os dados a respeito do segundo semestre do ano passado ainda não foram divulgados pelo Governo Federal.
Disque 100
O Disque Direitos Humanos ou Disque 100 é um serviço de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia pelo Disque 100, que funciona todos os dias, durante 24 horas, incluindo domingos e feriados.
O Disque 100 é considerado um serviço de pronto-socorro dos direitos humanos, pois atende graves situações de violações. Recebe, analisa e encaminha denúncias de violações relacionadas a diversos temas, como crianças e adolescentes, pessoas idosas e com deficiência, população em situação de rua, trabalho escravo e violência contra migrantes e refugiados.
As denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento.
Ligue 180
Já o Ligue 180, é a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Esse serviço, que também é gratuito e confidencial, tem por objetivo receber denúncias de violência e reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher.
Ele também orienta as mulheres sobre direitos e a legislação vigente, encaminhando-as para outros serviços quando necessário.
A central também funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive fins de semana e feriados. Pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil e de outros países.