Marília registra grande movimento na 1ª noite do comércio aberto
Marília experimentou uma intensa movimentação nesta sexta-feira (6), na primeira noite com o comércio aberto em horário estendido no mês de dezembro. Aproveitando o quinto dia útil do mês, data em que a maior parte dos trabalhadores recebe o pagamento, os consumidores lotaram as ruas e lojas, e movimentaram a economia local no Centro da cidade.
Comerciantes comemoraram o acréscimo nas vendas nesta abertura noturna, que já é tradicional na cidade nesta época do ano. O horário especial, que segue até o próximo dia 23 de dezembro, permite que as lojas funcionem no período noturno de segunda a sexta-feira, facilitando o acesso de quem trabalha durante o dia.
A Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim) contribuiu para o clima festivo ao colocar o ônibus do Papai Noel para circular pelas ruas centrais, atraindo crianças e famílias.
Além disso, a presença de um reforçado contingente de policiais militares, tanto a pé quanto em viaturas, garantiu a segurança dos consumidores e trabalhadores, transmitindo tranquilidade para o movimento noturno.
Os trabalhadores do comércio também celebraram a oportunidade. Funcionários que recebem por hora-extra veem na abertura noturna uma forma de incrementar o orçamento, enquanto aqueles que trabalham por comissão aproveitam o maior fluxo de clientes para alavancar as vendas e garantir um salário mais robusto no final do ano.
A gerente Daiane Francielli estava na expectativa para o início da abertura do comércio no período noturno em dezembro. Ela disse que essa é a melhor época do ano para as vendas, superando outras datas como o Dia das Mães, dos Pais e dos Namorados, que também são importantes para as lojas.
“A gente espera bastante movimento, até mesmo em questão de vendas melhores para todos nós. A expectativa é por um fluxo bom de clientes e vendas. A gente vive de metas, né? Então, creio que vai dar tudo certo. Estamos esperançosos. Tem muita gente que participa de amigo secreto e não deixa de presentear no Natal. Creio que vai ser um mês legal para todos nós”, explica Francielli.
Apesar do sucesso da iniciativa, o período estendido de funcionamento quase foi encurtado neste ano. O vereador Junior Féfin (União Brasil) tentou propor um projeto de lei para reduzir os dias de abertura noturna no mês de dezembro. No entanto, após forte repercussão negativa pela classe empresarial, a proposta foi retirada de pauta e só deve ser reavaliada em 2025.
“Melhora bastante as vendas nesse horário noturno. O pessoal gosta muito de vir ao comércio de noite. A gente que trabalha no comércio, tem as horas extras. É um dinheiro extra para nós, para pagar uma conta no final do mês ou comprar até mesmo um presente. Faz diferença”, conta a gerente.
O Marília Notícia ouviu consumidores e trabalhadores na região central da cidade. Tanto compradores quanto funcionários demonstraram aprovação à iniciativa, destacando que o horário ampliado facilita as compras e contribui para o aumento da renda de quem atua no comércio.
O aposentado Aparecido de Almeida Rodrigues foi passear pelo comércio e afirmou gostar da abertura noturna do comércio. Ele estava na rua São Luiz, a mais movimentada do Centro de Marília, aguardando sua esposa, que havia entrado em uma loja.
“Eu estou achando que, por ser o primeiro dia, até que está bom. Tá bem movimentado, mas acho que a tendência é melhorar a partir de amanhã, que todo mundo já vai estar com o pagamento na mão. Vim hoje com a minha esposa. Ela foi comprar umas roupas numa lojinha ali e eu estou aguardando ela aqui. Já antecipamos as compras neste ano, mas sempre aparece mais alguma coisa”, conclui.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!