Marília registra dia mais quente do ano
Marília tem registrado altas temperaturas nos últimos dias – até 6ºC mais quente do que a média histórica para o mês de dezembro, que é 30º C de máximas.
Os termômetros da Defesa Civil estadual na cidade registraram no domingo (25) de Natal, 36,3º C de temperatura ambiente – o dia mais quente do ano.
Na segunda-feira (26) foram 33,3º C de máxima, de acordo com os equipamentos do órgão. No domingo até a temperatura mínima do dia foi considerada alta para os padrões: 24,3ºC. A média histórica é de mínima de 20ºC.
A máxima desta terça-feira (27) ainda não havia sido divulgada até o meio dia, já que a temperatura ainda tende a subir até meados da tarde. No entanto, a mínima para o dia era de 25ºC. Ou seja, a mínima mais alta do mês até agora.
No sábado a temperatura na cidade já havia começado a subir, tendo atingido mínima de 21,7 e máxima de 33,2º. As temperaturas mais altas vieram desde então, já que a média dentro deste mês de dezembro tem sido de 29,6° C entre as máximas.
As chuvas para o mês corrente também estão sendo registradas pela Defesa Civil do Estado com mais volume do que a média histórica do órgão verificada em Marília.
Com 13 dias de chuvas, o acumulado até esta terça-feira é de 178,5 milímetros no pluviômetro. Cerca de 16% a mais do que a média de 154.3 milímetros.
Previsão
A previsão do tempo feita pelos radares meteorológicos do IPMet/UNESP, localizados em Bauru e Presidente Prudente, aponta a possibilidade de chuva em Marília nas primeiras horas da tarde como nula e prevê temperatura máxima para o dia de 34º C e mínima de 24º C – já superada, segundo a Defesa Civil.
Para as demais regiões do Estado, e mesmo para Marília no decorrer do dia, o meteorologista José Carlos Figueiredo prevê “devido a predominância de um sistema de baixa pressão sobre o estado de São Paulo”, nebulosidade variável com chuvas e trovoadas em pontos isolados. De acordo com ele, as “temperaturas permanecem elevadas”.
O especialista afirma ainda que na quarta-feira (28), devido a influência de uma frente fria nas proximidades do Estado, chuvas com trovoadas ocasionalmente fortes são esperadas a qualquer hora do dia.