Marília registra 64 desaparecidos de janeiro a maio
A cidade de Marília conta com grande número de pessoas desaparecidas nos dois anos últimos anos. Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), a pedido do Marília Notícia, revelaram que 64 pessoas desapareceram nos cinco primeiros meses deste ano. Em 2021 foram 107 desaparecimentos. A maioria dos casos foi esclarecida pela Polícia Civil.
Segundo os registros da SSP, de janeiro a maio de 2022, foram registrados 64 desaparecimentos e 63 encontros de pessoas em Marília. De todos os registros feitos nos primeiros cinco meses do ano, apenas uma pessoa não foi localizada. Não foram divulgados dados pessoais dos desaparecidos. Uma média de um desaparecido a cada 2,36 dias.
Já em todo o ano passado foram 107 desaparecidos e 119 pessoas encontradas. A SSP não detalhou se o número maior de pessoas encontradas seria por desaparecidos de anos anteriores ou se seriam pessoas que desapareceram em outras localidades, sendo encontradas em Marília. A média de desaparecidos em 2021 ficou em um a cada 3,41 dias.
A Secretaria de Segurança Pública informou que a Polícia Civil adota imediatamente todas as providências referentes à investigação de desaparecimento, após o registro do boletim de ocorrência, que inclusive pode ser feito pela www.policiacivil.sp.gov.br.
Depois da comunicação, a Delegacia Eletrônica instaura o Procedimento de Investigação de Desaparecimento (PID) ou o Inquérito Policial, caso haja indício de crime ou em virtude da condição do desaparecido – criança (até 12 anos), adolescentes ou de pessoas incapazes.
Simultaneamente, a autoridade policial insere a fotografia da vítima nos sistemas do Estado, realiza pesquisas no banco de dados da Polícia Civil e de outros órgãos ou estabelecimentos.