Marília registra 50 milímetros de chuva em 24h e tem escola infantil castigada pelas águas
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Favo de Mel, localizada na zona norte da cidade, foi castigada pela forte chove desta quarta-feira (14), o que provocou alagamentos internos e comprometeu materiais escolares e aparelhos eletroeletrônicos.
Imagens foram registradas em vídeo no momento do alagamento e previsão de novos temporais preocupa a Defesa Civil, que informou que já choveu 50 milímetros em Marília nas últimas 24h.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a unidade escolar, no momento do temporal, realizava atividade de planejamento pedagógico com a equipe de professores e direção. Não havia estudante em atividade escolar e a inundação danificou somente tatames e brinquedos almofadados.
A administração municipal determinou na manhã desta quinta-feira o redimensionamento do sistema de galeria de águas pluviais no bairro Prolongamento Palmital, no trecho da escola.
“A topografia é em declive e, em anos anteriores, a administração Daniel Alonso realizou obras para o aperfeiçoamento do sistema. A Favo de Mel foi construída e entregue como berçário para os moradores do bairro em setembro de 2002, portanto, sendo construída naquele terreno em declive por administração municipal anterior ao governo de Daniel Alonso”, justificou a assessoria de imprensa.
Logo após a ocorrência ontem, uma equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas compareceu à Emei.
“No momento do temporal, as educadoras e direção presenciaram a inundação, relatando que tudo ocorreu de forma bem rápida. Não houve danos à estrutura da unidade escolar e os sistemas de energia e hidráulicos funcionaram regularmente. Na manhã desta quinta-feira, uma força-tarefa com o apoio dos servidores das Obras Públicas, Educação, Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) e funcionários da própria unidade escolar iniciaram uma força-tarefa para a limpeza e manutenção de todos os cômodos”, completou.
A escola retomará as atividades do planejamento pedagógico na tarde desta quinta-feira e as aulas estão mantidas na próxima segunda-feira (19).
ALERTA DA DEFESA CIVIL
Segundo a Defesa Civil, os maiores acumulados de chuva das últimas 24h no Estado foram registrados em Barra do Turvo (101mm), Iguape (84mm), Santo André (79mm), Bauru (79mm), Avaré (78mm), Caraguatatuba (76mm), Ribeirão Preto (74mm), Cubatão e Avaré (73mm), São Paulo (72mm) e Marília (50mm).
Nesta quinta-feira (15), o dia amanheceu com presença de nebulosidade em praticamente todo o Estado de São Paulo.
“No período vespertino, mesmo após o deslocamento da frente fria que atuava sobre a região, ainda haverá condições favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva generalizadas sobre todo o território paulista, principalmente na faixa leste. Essas pancadas devem estar acompanhadas de rajadas de ventos e descargas elétricas”, alertou o órgão estadual.
Até o momento, conforme a Defesa Civil, há indicativo para acumulados expressivos para o dia. “Além disso, como há condições favoráveis para chuva forte, possíveis transtornos não devem ser descartados, principalmente em áreas de risco que receberam a incidência de chuva nos últimos dias”, concluiu.