Câncer de mama é o 2º mais incidente em Marília no ano
O mês de outubro é marcado por uma grande campanha em todo o país para alertar sobre o risco do câncer de mama, um dos que possuem maior incidência em mulheres de todo o Brasil. Em Marília já foram registrados 64 casos em 2022, totalizando 14,3% dos casos descobertos em pacientes da cidade.
De acordo com os dados divulgados pelo DataSUS, no total, a cidade registrou 445 casos de câncer só neste ano. A maior parte dos casos é relacionada ao câncer de pele, com 110 casos ou 25% do total. Em seguida vem o tumor de mama, que afetou 64 pacientes.
O câncer de mama é o tipo mais frequente na mulher brasileira. Com a doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.
O sintoma mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. Também podem aparecer pequenas saliências embaixo do braço.
Vale lembrar que nem todo caroço é maligno e pode ser classificado como câncer de mama, mas é sempre importante consultar um profissional de saúde.
Durante o “Outubro Rosa” são intensificadas as informações sobre a doença que atinge principalmente as mulheres. Além do câncer de mama, em 2022, já foram registradas oito pacientes de Marília com câncer nos órgãos sexuais femininos, 13 no colo do útero, três no corpo do útero e cinco nos ovários.
Em todo o ano passado, foram 992 casos de câncer, sendo 143 casos da doença em mamas, além de 182 registros de câncer de pele.
PROGRAMAÇÃO
A Associação de Combate ao Câncer (ACC) de Marília está com uma programação especial para pacientes e para o público em geral, durante o Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama.
Para incentivar o autoexame e diagnóstico precoce do câncer, a ACC realiza uma oficina de culinária no dia 17, às 9h, e no dia 18, às 14h. Nos dias 20 e 24, a entidade realiza oficina de beleza, às 9h. Um workshop de colorimetria acontece no dia 25 de outubro, às 14h, somente para pacientes. Os eventos são abertos somente para pacientes, na sede da ACC.
No anfiteatro da Unimar, no dia 27 de outubro, será realizado o “Mulheres que se desafiam”, com cobrança de entrada no valor de R$ 30. O evento acontece das 18h às 22h. Toda o dinheiro arrecadado será destinado para a ACC.
No dia 31 de outubro é realizada uma nova oficina de beleza às 9h, na sede da ACC, somente para pacientes.
A conscientização sobre o controle do câncer de mama é muito importante, e proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, o que contribui para a redução da mortalidade.
A sede da ACC fica na rua Marrey Júnior, 101, no bairro Fragata. O telefone para mais informações é o (14) 9 9726-5442 [clique aqui para iniciar uma conversa].