Marília reforça ações para coibir abandono e maus-tratos de animais

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos intensificou as ações de vigilância e controle contra maus-tratos de animais na cidade. A medida visa alertar a população sobre o aumento de ocorrências, especialmente casos de abandono.
De acordo com a superintendente de gestão da causa animal da pasta, a médica veterinária Michele Alves, a demanda cresceu nos últimos dias. “Esta semana, foram dois cães de grande porte, da raça Mastim Napolitano. Eles, lamentavelmente, foram abandonados na rua Bonfim, zona oeste da cidade. Um deles, da cor marrom, estava com vários tumores pelo corpo, e o outro, de pelagem cinza, com a pata quebrada e uma lesão antiga. Vamos investigar quem eram os proprietários e porque fizeram isto com os animais. Nestas situações, podemos pedir que sejam responsabilizados criminalmente.”
Os animais foram encaminhados a um abrigo e estão recebendo cuidados. O município conta com suporte da empresa BG Zangrossi, contratada para realizar a captura, apreensão, transporte, guarda temporária e tratamento dos animais. A empresa também promove a adoção dos reabilitados, que passam por castração, vacinação e microchipagem.

A população pode denunciar casos de maus-tratos pelos telefones (14) 9 9892-9293 (com Michele Alves) e (14) 9 9849-9364 (BG Zangrossi), com atendimento 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.
“O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) e o secretário Mário Rui já nos determinaram que seja realizada uma ação constante de proteção aos animais em todas as regiões da cidade”, acrescentou Michele Alves.