Marília recebe o Selo Intermediário Paulista da Longevidade
Marília recebeu o Selo Intermediário Paulista de Longevidade, uma iniciativa que visa incentivar e reconhecer ações dos municípios voltadas ao acolhimento e promoção da melhor idade.
Os selos são certificados como nível inicial, intermediário e pleno. Neste último, apenas sete cidades receberam. Foram reconhecidos ainda 19 como intermediário e 272 inicial.
Para obter cada nível do selo, o município precisa seguir passos estabelecidos pelo Guia Paulista de Longevidade, entre eles, assinatura do termo de adesão, criação de Conselho Municipal do Idoso, cadastramento de idosos no CadÚnico, ações para ampliar a cobertura dos idosos que têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e criação do Fundo Municipal do Idoso.
Para receber o Selo Intermediário, como Marília, a cidade deve realizar ações obrigatórias que vão além das previstas no selo inicial, como cadastrar os idosos no CadÚnico, realizar ações de saúde bucal para idosos e desenvolver ações para ampliar a cobertura dos idosos que têm direito ao BPC.
Marília conseguiu o selo intermediário após realizar o atendimento de 15 idosos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também foram realizadas ações pela Secretaria Municipal da Saúde, como na área de saúde bucal, exigida para a obtenção do reconhecimento, além de um aumento de 29,78% de cadastros no CadÚnico entre 2019 e 2022, atualmente com 5.444 idosos cadastrados recebendo o BPC.
Para receber o Selo Pleno Paulista de Longevidade é preciso atualizar o diagnóstico com os idosos do município (previsto no selo inicial), criar o Fundo Municipal do Idoso e, ainda, mais uma ação eletiva ainda não implantada, como medida de inovação, devendo ser de um pilar de atuação diferente das implantadas no selo intermediário.
As cidades que receberam o Selo Intermediário foram Marília, Fartura, Santa Cruz do Rio Pardo, Atibaia, Campinas, Itatiba, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Cajamar, Itapeva, Jaboticabal, Sertãozinho, Catiguá, Caraguatatuba e Tremembé.
O Selo Pleno foi dado apenas para Jundiaí, Pedreira, São Paulo, Guarulhos, Capão Bonito, Ribeirão Grande e Guaratinguetá.