Marília recebe mais 19,4 mil doses da vacina trivalente contra a gripe

A cidade de Marília recebeu mais 19.470 doses da vacina trivalente contra Influenza (gripe). A partir desta quinta-feira (10), todas as 53 salas de vacina das unidades de saúde estarão reabastecidas com o imunizante.
No dia 28 de março, o município havia recebido 5.860 doses, sendo que até o último dia 6 de abril, quando aconteceu uma ação de vacinação durante o Domingo da Família, na avenida das Esmeraldas, foram utilizadas 3.543 doses, isto é, 60,46% das doses.
Na campanha contra a Influenza Trivalente (gripe) de 2025, estão presentes as cepas do vírus Influenza A/Victoria (H1N1), A/Croácia (H3N2) e B/Áustria (linhagem Victoria), que são as mais incidentes no hemisfério sul.
Em Marília, a vacina contra Influenza Trivalente (gripe) está disponível para toda a população a partir de seis meses de idade, sendo introduzida no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos.
Os demais grupos prioritários são: trabalhadores da saúde; puérperas (até 45 dias pós-parto); professores dos ensinos básico e superior; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
“Recebemos um bom quantitativo de doses contra a Influenza, estamos fazendo a distribuição para as unidades de saúde, sendo que na quinta-feira já estará à disposição da nossa população. A vacina protege contra três cepas do vírus da gripe e peço aos marilienses que procurem uma das unidades de saúde para receber a vacina”, disse a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
A enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Juliana Bortoletto, lembrou que as unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
“Toda unidade de saúde tem uma sala de vacina e a população pode optar pela sua unidade de preferência, com funcionamento das 7h às 17, sendo que a UBS Nova Marília está no Programa Melhor Horário, ficando aberta até 22h, inclusive para vacinação”, explicou Juliana.