Marília recebe doses bivalentes contra Covid e inicia vacinação na terça
O programa de imunização da população de Marília na proteção contra a Covid-19 segue com a chegada nesta sexta-feira (24) de 12.126 doses da vacina bivalente da fabricante Pfizer.
Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde e totalizam um investimento do governo federal na ordem de R$ 800 mil. A dose bivalente anticorpos da subvariante ômicron BA.1 e BA.4 conjugada com BA.5 significa que, ao ser vacinada pela bivalente, a pessoa estará se protegendo contra a BA.1 e contra a BA.4 e BA.5.
“A nossa atenção e o nosso trabalho na luta contra o coronavírus continuam na política de prioridade de nossa gestão na Secretaria Municipal de Saúde”, afirma o secretário-adjunto da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira.
O calendário de vacinação desta nova fase de proteção contra a Covid-19 vai começar em todas as unidades de saúde de Marília – 52 ao todo – a partir das 7h da próxima terça-feira, dia 28 de fevereiro.
O público-alvo da primeira etapa da bivalente será formado por: idosos de 70 anos e mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir dos 12 anos de idade e seus respectivos trabalhadores, pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas – todos a partir dos 12 anos – que receberam, no mínimo, duas doses da vacina contra a covid-19, sendo necessário ter recebido a última dose há mais de quatro meses.
“Idosos com dificuldade de locomoção e acamados serão vacinados em seus domicílios, conforme ocorreu em campanhas anteriores”, garante a enfermeira Juliana Bortoletto Gomes, responsável pelo programa de imunização de Marília.
RECOMENDAÇÕES
A Secretaria Municipal de Saúde recomenda a pessoa procurar o posto de saúde mais próximo de casa para receber a dose bivalente. Na ocasião, deve apresentar um documento pessoal e o comprovante da vacina.
“Diante da quantidade de testes que realizamos diariamente, a circulação do coronavírus em Marília está baixa. Contudo, não podemos descuidar e toda esta segurança sanitária deve-se, principalmente, pelo alto índice de vacinação. Estamos mantendo a vacinação infantil e as mães que desejam aplicar a dose baby pode procurar os postos de saúde, bem como orientamos as mães que queiram vacinar suas crianças com a dose pediátrica”, orienta Ferioli.
A dose baby é recomendada para as crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade, enquanto a dose pediátrica indicada para crianças de cinco anos de idade a 11 anos, 11 meses e 29 dias. Crianças de 12 anos estão incluídas em outras fases da campanha, como a da bivalente.