Marília recebe carreta do Museu Catavento com ciência interativa de 10 a 15 de outubro

Marília vai receber de 10 a 15 de outubro a carreta do projeto “Museu Catavento – Na Estrada”, parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. A estrutura ficará instalada na praça ao lado do Espaço Cultural e de Lazer Ezequiel Bambini, na avenida Sampaio Vidal.
Segundo a secretária municipal da Cultura, Taís Monteiro, a cidade foi escolhida entre 30 municípios do Estado devido ao reconhecimento no setor cultural. “Podemos dizer que essa parceria se consolidou baseada na notoriedade que Marília vem recebendo no cenário cultural. Recebemos neste ano o Selo de reconhecimento como incentivadores e promotores de Cultura pela ANCEC, o que nos abriu muitas portas e alavancou muitas parcerias”, afirmou.
O projeto reúne nove experiências interativas em áreas como física, química, biologia, geografia e história, além de oficinas educativas. Entre os destaques estão o gerador de Van de Graaf, uma bicicleta ergométrica que produz energia, maquete do núcleo da Terra e simulação de cantos de aves brasileiras.

O espaço é acessível, com sessões de 25 minutos para grupos de até 20 pessoas, acompanhados por educadores. A visitação é gratuita, de terça a domingo, das 8h30 às 17h30.
Criado em 2009, o Museu Catavento, da Secretaria da Cultura do Estado, é referência em ciência e tecnologia, com sede no Palácio das Indústrias, em São Paulo. Já recebeu cerca de 7 milhões de visitantes em 250 instalações distribuídas em 12 mil m² de área expositiva.