Marília recebe alertas do INMet sobre risco de tempestade
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) emitiu dois alertas sobre o risco de tempestades para uma área que inclui Marília. Os comunicados são válidos entre quarta (29) e quinta-feira (30). Estragos foram registrados durante precipitações nesta terça-feira (28).
Para hoje tem validade um alerta vermelho – de perigo – para chuvas entre 30 e 50 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, com ventos intensos, entre 60 e 100 km/h, e até mesmo queda de granizo.
“Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, aponta o INMet para Marília e região. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”.
Em caso de rajadas de vento, o órgão do Governo Federal orienta que a população “não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”.
Até segunda-feira (27), o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), previa apenas tempo nublado, com chuvas na véspera do réveillon e no primeiro dia do ano.
Contudo, as condições meteorológicas mudaram e pode chover todos os dias da semana, conforme modelos mais atualizados.
Até sexta-feira (31), segundo a meteorologista Zildene Pedrosa de Oliveira Emídio, “o tempo sobre o Estado de São Paulo segue com céu parcialmente nublado a nublado e com previsão de pancadas de chuva isoladas”.
De acordo com a especialista, devem ocorrer “algumas chuvas acompanhadas por trovoadas e descargas elétricas, principalmente durante o período da tarde/noite, devido à condição termodinâmica de forte calor e alta umidade atmosférica. Temperaturas elevadas”.