Marília recebe alerta sobre risco de chuvas intensas
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMet), órgão vinculado ao Governo Federal, emitiu um alerta sobre perigo potencial para chuvas intensas em Marília e região entre segunda (19) e terça-feira (20).
O informe chama a atenção para possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia, bem como ventos intensos entre 40 e 60 quilômetros por hora.
“Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, afirma o INMet.
Em caso de rajadas de vento a orientação é para que a população não se abrigue debaixo de árvores, “pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”.
Outra orientação do Instituto é para que se “evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada”. Em caso de emergência, Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193) podem ser acionados.
IPMet
A previsão do tempo para Marília, segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), é de chuva ao menos até quarta-feira (21).
Para esta segunda-feira, conforma o IPMet, são esperados 4 milímetros de precipitações, enquanto para terça-feira são esperados 9,1 milímetros e para quarta-feira mais 6,6 milímetros.
Nos dias seguintes o tempo deve variar entre ensolarado e nublado, com novas possibilidades de chuva no domingo (25).
Durante a semana as temperaturas mínimas variam entre 18ºC e 20º e as máximas devem ficar entre 27ºC e 31ºC, segundo o IPMet.
Segundo o meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira, do IPMet, até quarta-feira “áreas de instabilidades se propagam sobre o Estado de São Paulo, devido às temperaturas elevadas e a grande presença de umidade na atmosfera, ocasionando previsão de chuvas, principalmente a partir do período da tarde”.