INMet alerta sobre perigo de chuvas intensas em Marília
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) emitiu um alerta laranja para Marília sobre perigo de chuvas intensas, com validade entre domingo (9) e esta segunda-feira (10).
Existe possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetro por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora.
“Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, afirma o órgão do Governo Federal.
O alerta válido para Marília e toda a região é o mesmo em vigência com relação à cidade de São Paulo, que amanheceu nesta segunda-feira com um cenário caótico por conta de inundações. Outras cidades paulistas também registraram graves prejuízos.
“Em caso de rajadas de vento”, afirma o INMet, “não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”.
Em caso de emergências, a orientação é para que o cidadão obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Previsão
O Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Universidade Paulista (Unesp), prevê uma semana chuvosa para Marília. O único dia sem precipitações deve ser sexta-feira (14).
Nesta segunda-feira deve chover cerca de 18,5 milímetros, segundo o serviço. Na terça deve vir ainda mais água (43,7 milímetros). Nos demais dias as precipitações variam entre 1 e 14 milímetros.
“Céu nublado com chuvas e trovoadas, devido ao deslocamento de uma frente fria pelo Estado de São Paulo”, detalha a meteorologista Rita de Cerqueira, do IPMet, sobre segunda e terça.
Nos dias seguintes, de acordo com ela, a frente fria se afasta do Estado. “Desta forma, a nebulosidade irá diminuir a partir do Oeste paulista. Entretanto, nas regiões Norte, Nordeste e Leste, as condições de instabilidade persistem, com presença de muita nebulosidade e ocorrência de chuva, principalmente a partir do período da tarde”.