Marília recebe alerta do Estado sobre aumento nas internações
Em entrevista coletiva sobre a Covid-19 nesta sexta-feira (17), o Governo do Estado de São Paulo fez alerta para as regiões de Marília e Presidente Prudente sobre indicadores desfavoráveis nos últimos sete dias.
Os 62 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, segundo o Estado, tiveram aumento de 37% nas internações em uma semana. O alerta para a região de Presidente Prudente foi pelo aumento nas mortes.
As duas regiões foram mantidas na “fase 2 – laranja” do Plano São Paulo, em que é permitida a abertura do comércio, incluindo shoppings, por até quatro horas de segunda a sábado. Restaurantes e bares, porém, só no delivery ou drive-thru.
Já a região de Saúde de Piracicaba amargou a reclassificação – excepcional – nas fases do Plano São Paulo e regrediu à “vermelha”, em que apenas atividades essenciais são admitidas. O motivo foi alta ocupação da rede hospitalar.
“Segue a tendência que já foi dita nas últimas semanas, de alta nestas regiões. A aceleração está no Interior”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi.
A região de Marília teve 37% de aumento nas internações, Prudente viu aumentar em 75% os óbitos e Rio Preto teve crescimento de 43% no número de novos casos, segundo o secretário.