Marília recebe 1º Simpósio com o objetivo de debater doenças raras na próxima sexta-feira
O auditório Doutor Mário Alberto Cosentino, da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), vai sediar nesta próxima sexta-feira (23), às 9h, a primeira edição do Simpósio de Doenças Raras de Marília. O evento ocorre em parceria com o Hospital das Clínicas (HC).
O Dia Mundial das Doenças Raras é lembrado em 28 de fevereiro. Segundo o Ministério da Saúde, doenças raras são aquelas caracterizadas por diversos sinais e sintomas, os quais variam não somente de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa.
A definição utilizada hoje no Brasil é a mesma da Organização Mundial de Saúde (OMS), que diz que doença rara “afeta até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos. Estima-se que existam 13 milhões de brasileiros com doenças raras atualmente.”
O simpósio trará resultados preliminares do Grupo de Trabalho Doenças Raras, em desenvolvimento pela docente adjunto e doutora da Famema, Geisa Luz.
“A ‘Jornada do Paciente com Doença Rara’ será apresentada pelo doutor Thiago Luccas Correa dos Santos Gomes, diretor do Departamento de Atenção Ambulatorial e Hospital Dia; a ‘Reabilitação de Pessoas com Doenças Raras’, com a médica fisiatra Dayanne Guttmann, do Centro de Reabilitação Lucy Montoro Marília; e o relato de uma mãe de filho com doença rara, pela enfermeira Fernanda Cenci Queiroz”, divulgou a assessoria da Famema.
Os profissionais e alunos das áreas de Saúde interessados em participar do simpósio, devem fazer a inscrição por meio do formulário [clique aqui].
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3434-2525.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!