Marília realiza etapa regional da Conferência Nacional da Educação e recebe municípios
Educadores de Marília e de outros 22 municípios da região, a exemplo de Álvaro de Carvalho, Garça, Oscar Bressane e Vera Cruz, participaram entre os dias 23 e 24 de outubro da etapa regional da Conferência Nacional de Educação 2024.
A solenidade de abertura ocorreu na noite de segunda-feira (23), no Teatro Municipal ‘Waldir Silveira Mello’, e reuniu diversas autoridades locais, a exemplo do secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi – que na ocasião representou o prefeito de Marília, Daniel Alonso, dirigente regional de ensino de Marília, professora doutora Ana Luiza Bernardo Guimarães, presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Marcelo de Souza Fermino, secretária municipal da Educação de Garça, professora Janete Aparecida Barros Arranha Conessa e a professora Flávia Lopes de Cerqueira Gimenes de Oliveira, coordenadora da comissão que organizou a etapa regional da conferência nacional.
As atividades para a composição das diretrizes regionais na cooperação com a composição do Plano Nacional de Educação, que terá vigência por um período de 10 anos, de 2024 a 2034, tiveram como tema a política de Estado para a garantia da educação.
No segundo dia da conferência, seis educadores representando Marília e região foram eleitos delegados para a etapa estadual da conferência nacional 2024. O tema da fase regional, consistiu na seguinte frase: ‘Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental e sustentável’. Os eixos temáticos, que nortearam debates e plenária, foram: ‘PNE – Plano Nacional de Educação – como articular do sistema nacional de Educação’, ‘Financiamento público da educação pública’ e ‘Educação comprometida com justiça social’.
Os delegados eleitos para representar 23 cidades do Estado de São Paulo foram os professores: Éllen Matsuchita, Carmen Luiza Urquiza de Souza e Dominyque Domingos de Oliveira (Educação Básica); Marcelo de Souza Fermino e Izadora Maleski Serrano Alves (Ensino Superior) e Luís Fernando de Sena (Ensino Profissionalizante).