Marília realiza conferência dos direitos do idoso
Com apoio da Prefeitura de Marília e da a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o CONDIM (Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Marília) realiza nesta sexta-feira(29) das 12h as 17h, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, o evento acontece no Centro de Convenção do Alves hotel , localizado na rua 24 de dezembro, 1236, no Bairro alto Cafezal.
Essa edição terá como objetivo discutir com a sociedade local políticas públicas, que envolvam os direitos dos idosos, retirando desse evento propostas que servirão de base para Conferências Estadual e Federal que acontecerá ainda em 2019. Neste ano serão discutidos temas nas áreas de saúde, educação, violência contra idosos, direitos fundamentais entre outros.
O Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Marília é um órgão colegiado, permanente, de composição paritária entre governo e sociedade civil. Foi criado pela lei Municipal nº 4.084 de 05 de junho de 1995, tendo como finalidade precípua assegurar os direitos dos idosos, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, além de fiscalizar entidades públicas e privadas que tratam dos interesses dos idosos. Formula ainda, políticas públicas voltadas para o bem estar da comunidade da melhor idade.
O conselho atualmente tem como presidente interino, o Sr. Koiti Hayashi, procurador municipal e tem como membros, entre outros, Maria Aparecida Cidrão, que representa a sociedade civil. Segundo o presidente do Condim, o tema desta II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa será o tema da Conferência Nacional de 2019. “É necessário debater urgentemente a participação de toda a sociedade na relação com as pessoas idosas. Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, mas que não discute o processo de envelhecimento, é preciso educar a população a respeitar e aprender a conviver com outras gerações”, disse.
“Esse momento é importante, pois promove participação social e democratiza as decisões do poder público, fazendo com que as necessidades e anseios dos idosos entrem na agenda pública”, salientou a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social.
“Esta conferência é o momento dos idosos discutirem as políticas públicas e propor novas ações para o fortalecimento da rede de proteção, além de conferir e avaliar o que está sendo realizado. Fico muito feliz em apoiar um evento como este que busca melhorar cada vez mais as nossas ações para o bem estar destas pessoas que tanto contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de nossa cidade.”, disse Daniel Alonso, Prefeito de Marília.